PRÁTICAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DIGITAL: O SENADO FEDERAL NO FACEBOOK
Estudos da mídia. Comunicação pública. Senado Federal. Facebook.
A comunicação digital transformou as formas de visibilidade de instituições públicas, privadas e da sociedade civil e as maneiras de interação e relacionamento entre essas organizações e os cidadãos, que buscam mais transparência nas informações de interesse público e no atendimento às suas demandas. Esta investigação busca analisar como se evidenciam as práticas de comunicação do Senado Federal no Facebook. Para isso, é necessário investigar as práticas comunicativas que orientam a divulgação de notícias pela página dessa Casa Legislativa no Facebook, visando contribuir com um modelo de comunicação pública. Os objetivos são verificar se as informações publicadas pelo Legislativo são condizentes com os pressupostos que regem a comunicação pública e identificar as práticas que norteiam o trabalho de escrita, além de analisar como o Senado Federal interage com os cidadãos. A discussão teórica se baseia nos conceitos de comunicação pública, seus princípios e formas (ZÉMOR, 2012; DUARTE, 2012; BRANDÃO, 2012), num contexto de crescente presença virtual das instituições (HJARVARD, 2014; CASTELLS, 2015), tendo como um dos pré-requisitos fundamentais a interação (RECUERO, 2012; PRIMO, 2011).O método empregado será a análise de discurso (CHARAUDEAU, 2012), com observação e descrição das práticas online. A análise qualitativa se norteará pelas informações divulgadas de julho a dezembro de 2017.