OS LIKES COMO EXPRESSÃO DA AFETIVIDADE EM REDE NO INSTAGRAM
Likes; Redes Sociais Digitais; Instagram; Interatividade.
Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como "Like" ou "curtir” para comunicar seus afetos. Esta forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social “Instagram”. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002; 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003; 2007; 2016), Raquel Recuero (2009; 2012; 2014) e Zigmaunt Baumant (2004; 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas.