O USO DE CONTEÚDOS TRANSMÍDIAS NA TV:
UMA ANÁLISE DE TELEJORNAIS DA GLOBO E DA INTER TV CABUGI NAS REDES SOCIAIS
Estudos da Mídia. Práticas Sociais. Telejornalismo. Redes Sociais. Transmídia.
A pesquisa pretende analisar como os telejornais de maior audiência da TV Globo – apontada como a terceira maior emissora comercial do mundo e a maior TV da América Latina – e da Inter TV Cabugi têm se apropriado da narrativa transmídia para ampliar o seu conteúdo informacional da tela da TV para as redes sociais, especificamente, o Facebook e o Instagram. Considerando que a TV e a internet são os meios de comunicação mais utilizados pela população brasileira, a pesquisa se justifica uma vez que o atual cenário midiático de convergência coloca uma série de desafios para mídia dita tradicional. Um deles é buscar formas de conviver e concorrer com as chamadas novas mídias. Para o estudo estão em análise as edições e as postagens do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia RN e RNTV 2ª edição, no período de 14 a 19 de agosto de 2017. Nesta pesquisa, a fundamentação teórica baseia-se em autores, tais como Bourdieu (1997), Fechine (2013), Jenkins (2003; 2009), Moloney (2011; 2015) e Scolary (2011; 2013). Quanto à metodologia, utiliza-se a análise de conteúdo e, em relação ao método de procedimento, têm sido empregados os princípios da narrativa transmídia, elencados por Gambarato (2013; 2016), às edições e às postagens dos referidos telejornais.