THINK OLGA: interseccionalidade, comunicação midiática no facebook e a apropriação da identidade do sujeito do feminismo
Estudos da Mídia; Estudos Culturais; Feminismo Interseccional; Facebook.
O objetivo desse trabalho é analisar se os conteúdos presentes na fanpage do Facebook do Think Olga propagam o conceito de identidade defendido pelo feminismo interseccional construcionista e de que maneira é apropriado pelos discursos dos sujeitos do feminismo que seguem a ONG. Essa problemática tem envolvimento sobretudo nos campos de gênero e mídia. Incialmente, parte-se da trajetória dos estudos feministas focando no contexto anglo-americano, especialmente dos Estudos Culturais, já que nessa corrente teórica se encontra os primeiros estudos relacionando mídia e feminismo. A abordagem utilizada será a interseccional com viés construcionista de Avtar Brah (2006, 2007), já que permite ampliar e tornar mais complexo o olhar sobre a produção de desigualdades e diferenças em seus contextos específicos, contribuindo para uma análise mais condizente com a realidade. Para a compreensão das publicações se empregará à Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Ressalta-se que a pesquisa tem perspectiva qualitativa, mas também recorrerá a aspectos quantitativos que formarão uma relação de complementaridade. Como resultado, observa-se que as relações gênero se articulam com outros marcadores sociais, como, classe e raça.