JUVENTUDE, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁXIS EDUCOMUNICACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA
Estudos da Mídia; Educomunicação; Mídia na Escola Pública; Comunicação Social; Comunicação e Educação; Juventude e Comunicação.
O presente trabalho se propôs investigar a utilização das mídias e a produção de conteúdo multimídia em comunicação por alunos em ambiente escolar na construção de sua cidadania e emancipação social. Por meio de pesquisa-ação participante investigamos a prática educomunicacional realizada por alunos da escola Francisco de Assis Varela Cavalcanti em Natal/RN. Atualmente é perceptível o quanto a comunicação digital está inserida na vida das pessoas como elemento indispensável. As tecnologias permitem a mobilidade e conectividade em tempo integral de forma síncrona e assíncrona. Devido à popularização das tecnologias digitais, ao imenso fluxo informacional, acessibilidade aos dispositivos móveis, aliados à interatividade, surge uma ruptura com velhos paradigmas escolar/educacional. Todavia, ainda persiste a preocupação com a força formadora da comunicação atrelada à cultura em detrimento dos recursos tradicionais da educação formal. Neste estudo realizamos, também, uma analise crítica englobando o campo comunicacional, educacional e a convergência de ambos sobre a abordagem da emancipação social e cidadania. Assim como refletimos a cerca da conjuntura sociocultural, política e econômica que repercute tanto na Comunicação como na Educação.