O sujeito-colagem da estética contemporânea – antimoda jovem na UFRN
Juventude contemporânea; consumo simbólico; antimoda; sujeito-colagem;
Assumindo o corpo como um espaço de comunicação e de produção de subjetividades, investiga-se, através da perspectiva dos jovens contemporâneos da UFRN, a complexidade proveniente do ato de adornar o corpo, como uma ação comunicacional, mais precisamente uma comunicação visual, repleta de simbolismos e personalidade. Através do quase-método metapórico, buscamos acompanhar a ato comunicacional, resultante da relação entre os jovens da UFRN, seus adornos e vestimentas, como produtor de sentindo. Compreender o corpo como um eu-comunicacional permite, através de um ponto de vista amplo, enxergar os adornos e vestimentas como símbolos capazes de gerar o novo e de refletir singularidades. O objetivo central da pesquisa reside em acompanhar o processo comunicacional e o produto resultante (mesmo reconhecendo sua temporalidade) da relação destes jovens com seus corpos, suas vestimentas e adornos, através das narrativas e das expressões singulares observadas neste corpo adornado/vestido.