FACEBOOK: emergência de solidariedade no
Grupo de Apoio à Criança com Câncer
Comunicação. Práticas Sociais. Câncer. Facebook. Voluntariado. Ética.
O presente trabalho versa sobre a utilização da mídia Facebook pelo setor de comunicação do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte, mostrando sua filosofia de trabalho que procura incentivar a adesão de novos voluntários e doadores para a entidade, através de postagens com características humanitárias e a exposição de eventos onde as doações ocorrem, além da presença de voluntários e crianças atendidas em eventos culturais e sociais. É revelado ainda o painel do câncer de maneira geral no planeta, no Brasil e no Rio Grande do Norte, com detalhamento da atuação do GACC e do seu setor de comunicação. O estudo enveredou pela pesquisa qualitativa, dentro de um recorte englobando os meses de agosto, setembro e outubro de 2014, onde todas as postagens do Facebook foram analisadas e alguns visitantes da página entrevistados, além de membros da entidade e pessoas de áreas afins ao assunto, como jornalistas e psicólogas, com o conjunto de observações e de depoimentos conduzindo o pesquisador a conclusão que as postagens conseguem sensibilizar as pessoas em direção a uma participação mais efetiva na entidade, seja contribuindo financeiramente, seja doando algo periodicamente ou eventualmente, sendo a maneira não invasiva da comunicação - não expondo as crianças com suas fragilidades físicas e psicológicas e sim utilizando sempre o lado alegre, participativo e feliz de tudo relacionado ao universo das crianças atendidas, um dos fatores essenciais para o envolvimento de pessoas com o GACC. A pesquisa foi pontuada por teóricos da comunicação como Dinah Menezes, Recuero, Paula Sibilia, Thompson e, principalmente Leonardo Boff com suas teses de hospitalidade, virtudes, convivência, respeito e tolerância.