NARRATIVA TRANSMÍDIA E A EXPANSÃO DO UNIVERSO FICCIONAL: OS PRINCÍPIOS E AS ESTRATÉGIAS DE TRANSMIDIAÇÃO DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME
Palavras-chave: Telenovela Cheias de Charme. Convergência Midiática. Narrativa Transmídia. Estratégias de Transmidiação. Princípios de Narrativa Transmídia.
Esta pesquisa analisa a narrativa transmídia da telenovela Cheias de Charme, compreendida como um mundo ficcional multiplataforma, composto por várias peças distribuídas em mídias distintas, e inserida no contexto da convergência midiática. Tendo em vista a sua expansão em diversos meios de comunicação controlados pela produção, investigou-se como os princípios (JENKINS, 2008, 2009a, 2009b) e as estratégias de expansão e propagação (FECHINE et al., 2013) foram apropriadas pela ficção. Para tal, foram realizadas revisões de literatura acerca dos processos de transmidiação e das especificidades da narrativa transmídia, com a finalidade de identificar os possíveis espaços de atuação e as formas de envolvimento com público. Além disso, refletiu-se sobre as reconfigurações do gênero telenovela na era da cultura participativa. Para uma melhor compreensão da dissertação, as observações foram divididas em quatro capítulos distintos, tendo como fio condutor e ponto de partida a inserção da telenovela no ambiente da internet. Com auxílio de uma pesquisa descritiva com vistas à aplicação do procedimento de Estudo de Caso, à luz das contribuições de Gil (2010), acredita-se que os objetivos propostos foram alcançados. Por fim, concluiu-se queCheias de Charme, exibida pela TV Globo, em 2012, no horário das 19h, utilizou-se de ações criativas e planejadas que funcionaram de forma eficaz no desenvolvimento de uma narrativa transmídia.