COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PRÁTICAS E CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA DE JORNALISMO DESENVOLVIDA PELA ADITAL
Comunicação Alternativa; Contra-hegemonia; Cidadania Comunicativa; Agência de Informação; Adital
A presença marcante das TICs fez com que a rotina produtiva de veículos midiáticos passasse por mudanças. Com as agências alternativas de notícias não foi diferente. Neste sentido e diante de uma literatura escassa acerca do tema, propomo-nos aqui a compreender como a Adital desenvolve sua proposta de jornalismo alternativo, no ciberespaço, com vista a uma comunicação cidadã. Para tanto, buscamos descrever as práticas de produção jornalísticas da agência, além de identificar os sujeitos envolvidos e as relações mantidas entre eles na rotina produtiva, e mapear quem são e onde estão os replicadores do conteúdo publicado em sua página online. A princípio apresentamos uma breve trajetória histórica de agências de notícias no mundo e na América Latina, seguida de uma abordagem teórica de conceitos como os de contra-hegemonia, jornalismo alternativo e cidadania comunicativa, o que nos leva até estudioso como Gramsci (2010), Peruzzo (2011), Moraes (2013), Paiva (2008), Coutinho (2008), Mata (2006), entre tantos outros estudos e autores. Traçamos um percurso metodológico de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo. Lançamos mão do método da etnometodologia, o que nos permite analisar os etnométodos ou conjunto de modos de agir, procedimentos, atividades e saberes que se constituem nos grupos, dando-lhes reconhecimento e distinção (COULON, 1995). Para alcançar os objetivos traçados, utilizamos ainda técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Até aqui podemos concluir que a rotina de produção em uma agência alternativa de notícias é sim marcada por peculiaridades, tanto no que diz respeito à organização da prática jornalística, quanto aos obstáculos encontrados. Nossos dados permitem ainda que acreditemos ser a Adital um modelo de agência de informação independente, alternativa e contra-hegemônica, logo, aproximada de uma proposta de comunicação cidadã.