DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE ASSESSORIA UNIVERSITÁRIA: PROFANAÇÃO E PODER
saber-poder; divulgação científica; comunicação organizacional; poder
A ciência, enquanto saber, tem-se mantido em posição hegemônica entre as diversas formas de conhecimento que possibilitam perceber nosso entorno. Após um movimento crescente de introversão do campo científico, que possibilitou o empoderamento da academia, discute-se, na atualidade, a necessidade de se divulgar o conhecimento da área como maneira de empoderar também a sociedade. No entanto, nosso estudo se propõe a observar o discurso de divulgação científica institucional, levando em consideração as condições históricas que possibilitaram a emergência da ciência enquanto legítima observação da natureza e do homem, e como essas guiam o texto de editoriais da Revista Darcy, autodefinida como de divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília. Nossas análises nos levam a perceber um processo de mútua validação dos discursos científico e jornalístico em textos que têm como pano de fundo o fortalecimento da imagem e reputação institucionais. Voltamo-nos para a observação da emergência do discurso de compartilhamento de saber pela mídia, abordando, para tal, o conceito de “profanação” dos dispositivos e discursos em consonância com conceitos de prestígio e saber-poder para o fortalecimento da própria instituição e do próprio campo científico