“Te dou um dado?”: O Império risível das celebridades na internet
Celebridades; Subcelebridade; Blog; Humor; Riso; Cibercultura
No acesso diário à Internet, facilmente nos deparamos com as celebridades. Seja na página inicial do provedor de email, em portais de informação, redes sociais ou sites de entretenimento, de alguma maneira, elas estão mais próximas do nosso cotidiano. Nesta pesquisa, buscamos analisar através da perspectiva do blog de humor Te dou um dado?, o fenômeno da celebridade, contextualizando historicamente o conceito, estudando elementos cômicos tradicionais e estéticas na cultura midiática como o camp e o pastiche, e mapeando brevemente processos criativos que tem se apresentado na cibercultura. Como método de análise do objeto, estabelecemos uma adaptação das categorias de riso e comicidade criadas por Vladímir Propp (1992), fazendo também uso de critérios relacionados ao princípio da remixagem, também denominado por Lemos (2005), de ciber-cultura-remix. Durante nosso estudo, fizemos 14 análises de postagens, selecionadas durante o período de 18 meses de observação das publicações. A pesquisa quantitativa-qualitativa foi realizada de 01 de janeiro de 2012 a 30 de junho de 2013. As análises resultam no entendimento da construção dos efeitos de humor e da remixagem, presentes no nosso objeto empírico, nos revelando significativas representações sobre a valoração social da fama e os artifícios para alcançá-la. O estudo também suscita reflexões sobre a espetacularização da vida e a superexposição da intimidade no contexto das celebridades na Internet e sobre o surgimento do estereótipo da subcelebridade.