AS REPRESENTAÇÕES DAS FESTAS POPULARES DO MÊS DE JUNHO NO FOTOJORNALISMO DE PERIÓDICOS LUSOS E BRASILEIROS
fotografia jornalística; manifestações culturais; festas de junho; semiótica da comunicação; folkcomunicação.
Investiga-se e analisa-se a representação e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas o mês de junho de 2012, com base teórica e metodológica na semiótica da comunicação e na teoria da Folkcomunicação. A partir dessas pressupomos que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas e dos santos católicos. A pesquisa ainda aponta que há um olhar comum ao se retratar a cultura popular no veículo de comunicação. Um olhar cujas características são de um paradigma dominante que exclui conhecimentos ditos “não eruditos”.