A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai realizar o Censo da Pós-graduação. Com isso, os docentes e discentes dos programas de pós-graduação devem atualizar as suas plataformas de produção acadêmica até a próxima sexta-feira, 14 de novembro, principalmente o Currículo Lattes. Além disso, devem também revisar o DOI das publicações e atualizar a plataforma ORCID.
Depois disso, os coordenadores dos programas devem cadastrar os professores e alunos pela Plataforma Sucupira para que eles respondam ao formulário do Censo. Para estarem habilitados a responderem o Censo, é necessário que suas plataformas estejam atualizadas até o próximo dia 14 de novembro.
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), Juciano Lacerda, ressaltou a importância e a necessidade da atualização. “É por meio deste censo que a Capes acompanha e avalia as atividades dos programas e dos docentes e discentes. É essencial que todos atualizem, principalmente o Lattes, até a próxima sexta”, disse.
Devem atualizar suas plataformas a fim de preencher o Censo posteriormente os pós-graduandos matriculados (mestrado e doutorado), professores (permanentes e colaboradores), pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) com vínculo vigente no sistema.
O Censo da Pós-Graduação é um levantamento realizado anualmente, de caráter declaratório e mediante coleta descentralizada de dados, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas relacionadas à pós-graduação stricto sensu por meio da produção de dados estatísticos. A prestação das informações será obrigatória e caberá ao coordenador de cada PPG a responsabilidade de monitorar o preenchimento pelos integrantes de cada programa.