Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUIZA SANTOS NUNES
DATA : 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

Pela fe e a via crucis da mulher: uma analise critica do discurso de Silas Malafaia no Twitter/X


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos da Mídia; Análise Crítica do Discurso; Patriarcado; mulheres; Silas Malafaia.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Os discursos são aparatos para a permanência do sistema patriarcal, inclusive em alguns discursos do universo cristão evangélico que conta com o auxílio de uma retórica que desperta o medo do pecado, do inferno e noções de polarização entre Nós e Eles (van Dijk, 2015.p. 248). As redes sociais são um meio de comunicação hoje indispensável na realidade brasileira, fazem parte do que somos e do que construímos enquanto sociedade. São muitos perfis de homens evangélicos nas redes, que têm como o intuito, suspeitamos, manter o homem em sua base controladora, desconsiderando o importante papel exercido diariamente por mulheres das múltiplas jornadas que elas enfrentam. independentemente da vertente cristã, o comprometimento já implícito em suas doutrinas está enredado por uma verdade defendida e sustentada através da Bíblia e de reflexões expressas por seus líderes. Diante disso, a atual postura de alguns líderes, demonstram controvérsias que precisam ser observadas, visto que envolvem e influenciam milhares de pessoas. Este trabalho se propõe utilizar a Análise de Discurso Crítica (ADC) como abordagem teórico-metodológica, referindo-se a conceitos como o de manipulação, buscando investigar a manutenção da dominação do machismo que abordamos neste trabalho. objeto a ser analisado são as manifestações discursivas e enunciados de Silas Malafaia sobre as temáticas relacionadas a mulheres, machismo e misoginia na Plataforma X (Twitter). A observação desse processo comunicacional visa analisar se os discursos produzidos pelo líder religioso violam e/ou atacam os direitos humanos e/ou sociais. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar a estratégia discursiva por parte do líder evangélico (Silas Malafaia) nas redes sociais, notadamente na Plataforma X (Twitter), com relação a questões relacionadas a minorias da sociedade brasileira. Buscaremos investigar se seu discurso está como ferramenta para fomentar seguidores e alimentar o discurso público da religião por parte do pastor; assim como pretendemos descrever a utilização de elementos de abuso de poder discursivo pelo líder, notadamente, machismo, racismo e LGBTFobia; e também contribuir com o debate público a fim de estabelecer práticas de enfrentamento à violência discursiva no âmbito da religião e das redes sociais. As violências maquiadas, contribuem para a manutenção de um sistema de controle, o patriarcado: responsável pela opressão e violência contra as mulheres. Por isso, se torna primordial a leitura de temas da Análise Crítica do Discurso, Resende e Ramalho (2019); Discurso e Manipulação, van Dijk (2015); patriarcado, Santos (2018), Álvaro & Araújo (2021), Rezende (2015), Oyěwùmí (2004) e Saffioti (1987); biopoder, Foucault (2009) e Mbembe (2018); e sobre Silas Malafaia, Koren (2016), Amorim (2017), Melo (2021). A escolha pela Análise de Discurso Crítica pela perspectiva teórico-metodológica, como mostram Magalhães, Martins e Resende (2017), nos ajuda a debater questões da vida social contemporânea como o sexismo, o controle e a manipulação institucional. Vale ressaltar que a coleta de dados da pesquisa bem como as imagens foram realizadas antes da suspensão da rede social X no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1961635 - DANIEL DANTAS LEMOS
Interna - ***.960.618-** - LUCIANA MIRANDA COSTA - UFRN
Externo ao Programa - 4992700 - ANTONINO CONDORELLI - UFRNExterna à Instituição - AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA LEDO
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 14:40
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