A IMAGEM DO PAPA FRANCISCO NAS REVISTAS SEMANAIS: ANÁLISE DA COBERTURA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Análise de Discurso. Discurso midiático. Jornalismo. Ethos. Midiatização
Este trabalho analisa a imagem do Papa Francisco construída pelas revistas semanais Carta Capital, Veja e Época durante a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro, em 2013. Esse também foi o ano da renúncia do antecessor, Bento XVI, e a eleição de Francisco. Por consequência, a edição brasileira do evento foi liderada pela nova gestão eclesial e recebeu intensa cobertura midiática. Nesse contexto, analisamos como as revistas construíram o ethos do Papa Francisco. Desse modo, realiza-se uma análise discursiva ancorada nos estudos da linha franco-brasileira a partir de Pêcheux (1997), Orlandi (2007), Courtine (2008, 2011, 2013) e Maingueneau (2004, 2015). Identificamos que o discurso midiático construiu uma narrativa de renovação da Igreja e o líder religioso foi discursivizado como uma figura carismática, humilde, renovadora, que luta pelos os menos favorecidos