Banca de QUALIFICAÇÃO: KENIA KALYNE GOMES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KENIA KALYNE GOMES DE ALMEIDA
DATA : 02/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Um cinema de lugar e do possível: a importância do território para a construção de narrativas inscritas


PALAVRAS-CHAVES:

Porto do Capim; Cinema de Lugar; Cinema do Possível, Território, Representação.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A pesquisa propõe definir e investigar o conceito de “Cinema de lugar e do possível”, a partir da experiência cinematográfica na comunidade Porto do Capim, localizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Partiremos, portanto, da análise dos processos de existências e das materializações deles em nove obras cinematográficas produzidas e vivenciadas no território ribeirinho, entre os anos de 2016 e 2023. Para alcançar tal objetivo, propõe-se também investigar como as mulheres do território narram suas vivências e quais estratégias utilizam para falar do lugar geográfico e do lugar-corpo. Pretende-se compreender como funciona a inserção dessas sujeitas no processo de concepção e de produção dos filmes, para assim, analisar como se dá a construção dessas contra-narrativas a partir do indivíduo e do coletivo. Para efetivar esta proposta de estudo, parto de um levantamento bibliográfico que funciona como peças de um quebra-cabeça que é, concomitantemente, profícuo e lacunar.   Tal lacunaridade conceitual - Cinema de lugar - é, em certa proporção, suprida pelas análises das obras fílmicas a partir de marcadores sociais demandados pelo objeto/fenômeno aqui estudado:   classe social, gênero, etnia. Tais marcadores atravessam todos os filmes analisados e eles evocam as seguintes categorias de análise: Corpo, território, disputas narrativas. A revisão bibliográfica que alicerça esse estudo e seus conceitos desdobrados é articulada a partir de autoras e autores como Milton Santos (2000, 2002), Luís Mauro Sá Martino (2019), Enrique Dussel (2016), Helena Tavares Gonçalves (2021), Walter Mignolo (2003), Gayatri Spivak (2010) e Patrícia Hill Colins (2019), A partir da ideia de “epistemicídio” Sueli Carneiro (2005) proponho pensarmos que as estratégias narrativas no Porto do Capim, através do cinema, são de fato um giro decolonial que nos permite visualizar o território como um território-cinema. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Interna - 1003969 - JANAINE SIBELLE FREIRES AIRES
Externo à Instituição - MICHELLE CUNHA SALES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 27/09/2023 14:39
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