IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E MITO: ANÁLISE FÍLMICA DE ASAS DO DESEJO (1987) E UNDINE (2020)
Cinema; Imagem; Imaginário; Memória; Mito.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar representações simbólicas nas obras fílmicas Asas do desejo (Der Himmel Über Berlim), de Wim Wenders (1987) e Undine (Undine), de Christian Petzold (2020), tendo como parâmetro expressões do imaginário, da memória e do mito. Tais conceitos se entrelaçam por meio de uma base comum, que é a teoria da imagem. O ser humano constrói representações mentais do mundo a partir de suas experiências imagéticas anteriores e correntes, o que gera em seu universo mental informações sobre si mesmo e sobre o meio em que está inserido, incluindo o social, cultural e histórico. Para lidar com esse entrelaçamento, também se recorre às noções de representação e de simbólico, que permitem conferir uma expressão e um sentido compreensivo às manifestações imagéticas, imaginárias, mnésicas ou míticas. A representação simbólica faz parte do processo evolutivo e histórico da humanidade e se manifesta sugestivamente nos filmes analisados por meio de imagens de anjos, ar, ninfa e água. Estas manifestações permitem possíveis chaves de leitura e reflexões sobre as relações sociais, os fenômenos e os espaços nas narrativas fílmicas, incluindo situações históricas e contemporâneas da sociedade alemã. Para compreender isso, são adotados procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009; CHIZZOTTI, 2005), mediante a análise fílmica (PENAFRIA, 2009; VANOYE, GOLIOT-LÉTÉ, 2012), dos elementos de expressão, seus simbolismos e os contextos sócio-históricos que envolvem as duas produções cinematográficas.