Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU
DATA : 18/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videocoferência
TÍTULO:

BIG DATA E O CONSUMIDOR DATAFICADO:

PERSPECTIVAS PARA UMA ADAPTAÇÃO DO MODUS OPERANDI PUBLICITÁRIO NO NORDESTE E NO BRASIL

 


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Big Data. Consumidor Dataficado. Publicidade. América Latina.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

RESUMO

 

Os avanços tecnológicos apontam para caminhos de disrupção, incertezas e inexorabilidade. De forma acelerada, vemos os mais diversos setores do mercado sendo reconfigurados. As tecnologias desenvolvidas a partir dos sistemas e ferramentas de Big Data estão no epicentro dessas transformações. Recusando pressupostos que entendem a linguagem algorítmica como um universo paralelo ou muito distante da realidade atual, esta pesquisa visa investigar as habilidades que os profissionais brasileiros da área de Publicidade precisam adquirir para atuar em um mercado global que vem fazendo do consumidor dataficado o seu protagonista. Ensejamos, então, como objetivo geral, apontar perspectivas para uma adaptação do modus operandi publicitário no Brasil e, mais especificamente, na região Nordeste, nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Como estratégia para desenhar o percurso que a Publicidade precisa fazer medrar, pretendemos embasar nossas discussões em torno de metodologias como pesquisa teórico-sistemática, pesquisa bibliométrica, pesquisa empírica com observação direta, diário de campo e participação no processo de construção das práticas docentes.  A pesquisa empírica ocorrerá nos cursos de Publicidade e Propaganda de duas faculdades particulares (Estácio/RN e Iesp/JP) e de uma universidade federal (UFRN), além de grupos de consumidores que se encaixem no perfil de “consumidor dataficado”. As decisões metodológicas serão conciliadas com a vertente teórica sócio-semiótica trabalhada por LANDOWSKI (2014) cuja formação implica em quatro tipos de regimes de interação, essenciais para classificar as lógicas de interação do consumidor dataficado com os sistemas algorítmicos. Para compreender os vínculos entre as mediações, a rede e os integrantes desse sistema interconectado, adotamos a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013, 2016). No intuito de problematizar a realidade brasileira, especificamente, no campo da Publicidade, lançamos mão dos estudos de BRUNO; CARDOSO; MELGAÇO; GUILHON e KANASHIRO (2019). Considerando as mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, essas observações sobre a metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analítico-metodológicas para uma compreensão mais acurada das práticas comunicacionais, sociais e educacionais nos cursos de Publicidade. Sobre as disputas que, contemporaneamente, se dão nos territórios informacionais, entendemos que as conquistas da ciência representam uma oportunidade, mas apenas se houver um novo pacto social entre os governos, o setor privado, a academia e a comunidade dicente, a fim de mudar os sistemas educativos e a forma como os países enfrentam os problemas tecnológicos. A proposta da pesquisa, portanto, é tencionar os processos de compreensão da comunicação e da Publicidade para que o modus operandi desse mercado não se distancie da realidade social, econômica, política e mercadológica, mas antecipe-se ou, no mínimo, acompanhe as mudanças tecnológicas que já se delineiam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.794.654-** - MARIA DAS GRAÇAS GALVÃO PINTO COELHO - UFRN
Interno - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Externo à Instituição - CLÁUDIO CARDOSO DE PAIVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 09:58
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