NARRATIVAS DE SI NO INSTAGRAM: AS VIDAS MIDIATIZADAS DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS EM NATAL (RN)
Narrativas de si; Influenciadores Digitais; Instagram; Narrativa; Histórias de vida.
É com o objetivo de identificar as características das narrativas midiáticas construídas por influenciadoras digitais em Natal (RN), no Instagram, a partir da midiatização de suas histórias de vida que essa pesquisa de tese caminha. A nossa principal hipótese está constituída nas narrativas de si, escritas por essas sujeitos-midiáticas nos Stories desta mesma mídia social. Em nossa pesquisa teórica, o assunto da história de vida (PINEAU; LE GRAND, 2012) ganha contornos no campo da Comunicação, a partir das visões das narrativas pessoais midiatizadas (ESCOSTEGUY, 2011) e escritas de si e performances do eu (SIBILIA, 2016). Contudo, atravessamentos são feitos através da discussão em mídia social (RECUERO, 2018; RECUERO; BASTOS; ZAGO, 2020), de influência digital (KARHAWI, 2020) e midiatização (SODRÉ, 2002, 2014, 2021; HJARVARD, 2015; HEPP, 2014; COULDRY; HEPP, 2020). O nosso arranjo metodológico está construído em uma inspiração etnográfica (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011), com auxílio da observação direta e do diário de campo, e a nossa leitura de dados suportada pela Análise Pragmática da Narrativa (MOTTA, 2013). Como resultados preliminares de nossa investigação estão a constituição de três funções de narrativas de si: a) para a publicidade; b) para o compartilhamento da vida; c) para a manutenção de temas circulantes; também, observamos a construção episódica da vida real através da ferramenta sequencial e temporal dos Stories, assim como, a criação de “personagens de si” por influenciadoras digitais em Natal (RN).