ERIK KILLMONGER: A FUGA DO ESTEREÓTIPO E A CONSTRUÇÃO DE FILMES REPRESENTATIVOS EM HOLLYWOOD
Estudos da Mídia. Estereótipos. Erik Killmonger. Produção de sentido.
Nos últimos anos, a indústria cinematográfica tem trazido uma maior representatividade negra em suas produções. Esse crescimento se justifica principalmente pela luta dos movimentos negros e pela estratégia de lucro dos estúdios em obter consumidores em potencial a partir da ascensão desse grupo étnico-racial. Dentro desse contexto, a abordagem do filme Pantera Negra (2018) e seu personagem Erik Killmonger, que será o referencial de análise desta pesquisa, se justifica devido a sua construção complexa. Construção que nos leva a refletir sobre temas como masculinidades negras, racismo, identidade e diásporas negras. Diante disso, o objetivo deste trabalho é identificar, através da análise fílmica, os aspectos que fazem de Erik Killmonger um personagem complexo frente aos estereótipos sobre masculinidade negra difundidos em Hollywood. Para isso, será realizada uma breve introdução do filme, uma apresentação de alguns momentos representação do homem negro em produções hollywoodianas e por fim, a análise do personagem. Através desta pesquisa busca-se demostrar que personagens como o de Erik Killmonger rompem com o frequente estereótipo do homem negro difundido em Hollywood. Como aporte teórico utilizaremos as concepções de Homi Bhaba (1998), Stuart Hall (2016), Joseph Campbell (1997), Christopher Vogler (2015) e Sílvio Anaz (2020), sobre arquétipos e estereótipos; a Fanon (2008), hooks (2019) e Collins (2004); Afrofuturismo, a partir da visão dos autores Freitas e Messias (2018) e Yaszek (2006); Racismo a partir das as reflexões de Almeida (2019) e sobre identidade serão baseadas nos textos de Kilomba (2019) e Hall (2006).