PUBLICIDADE TRANSLOCAL E A CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS DE TEMPORALIDADES - Estudo a partir de anúncios veiculados no contexto da Segunda Guerra, no Rio Grande do Norte (1942-1945)
Estudos da mídia. Práticas sociais. Publicidade translocal. Memória midiática. Segunda Guerra Mundial
Esta pesquisa objetiva elucidar como as marcas de temporalidade e de memória de acontecimentos e as correspondentes práticas sociais de um período histórico se expressam como narrativa publicitária, a fim de se verificar a tese de que a publicidade pode ser partícipe e construtora de uma determinada dimensão histórica, possibilitadora e mobilizadora de memórias e expressão de transformações e permanências nas relações e práticas humanas. Toma-se como base teórica interlocutores que debatem as questões do local e da territorialização e a inserção dessas ideias no contexto da midiatização, a partir da qual propõe-se a noção de “publicidade translocal” como outro modo de entender as formas de interação social da publicidade; e a relação entre o campo da comunicação midiática, tempo, memória e acontecimento, a fim de situar também a participação das narrativas e práticas sociais da publicidade na produção dessas dimensões. Empiricamente, observa-se a produção publicitária impressa no jornal A República, veiculada no contexto da Segunda Guerra Mundial (de 1942 a 1945, especificamente) no Rio Grande do Norte (Brasil). Partese de uma amostra de 681 unidades publicitárias impressas, que são submetidas a um tratamento analítico descritivo-interpretativo, baseado num referencial de codificação próprio, fundamentado na processualidade metodológica da análise de conteúdo. Os resultados parciais do enfoque quantitativo sinalizam a confirmação de duas das hipóteses de pesquisa: que o contexto da guerra repercutiu menos nas mensagens publicitárias em relação ao total veiculado no período, considerando que não havia no Rio Grande do Norte uma estrutura de comunicação publicitária desenvolvida; que a associação com o acontecimento da guerra é uma característica presente principalmente nos anúncios de companhias internacionais, reforçando uma visão externa do conflito. O aprofundamento desses aspectos e a abordagem qualitativa do material empírico, associada aos aportes teóricos basilares, serão contemplados nas próximas etapas de desenvolvimento da tese, com o intuito de responder ao macro problema de pesquisa: como se pode compreender as relações e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas cotidianas de diferentes momentos históricos a partir da comunicação midiática publicitária translocal?