RIR PARA PERSUADIR: A utilização dos memes na construção do discurso publicitário
Publicidade híbrida; Mimetização publicitária; Memes; Netflix; Análise do Discurso
Os memes digitais têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas. Na publicidade não é diferente, o que torna relevante observar sua utilização como ferramenta persuasiva. A presente pesquisa objetiva analisar o discurso publicitário de empresas, por meio dos processos de hibridização da comunicação publicitária, explorando os aspectos construtivos e a produção de sentido através dos memes. O modelo de Publicidade híbrida contempla quatro elementos constituintes: capacidade de persuasão, viés entretível, nível de interação e estímulo ao compartilhamento (COVALESKI, 2010), dessa forma, trataremos sobre o humor (BERGSON, 2018), ferramenta persuasiva e componente característico dos memes, além dos demais aspectos desse gênero digital. A pesquisa é baseada em um estudo de caso, tendo como corpus cinco anúncios veiculados nos canais do Youtube da Netflix Brasil, Brastemp e Mcdonald`s Brasil que se utilizam de memes que estão inseridos no ambiente digital. Para realizar a análise das peças selecionadas utilizamos de uma perspectiva dialógica, primordialmente, a intertextualidade, ferramenta muito comum na criação de produtos publicitários. Observa-se que os memes se apresentam como importantes e novos elementos na criação do discurso publicitário, pois além de persuadir, entretém. A partir dos resultados podemos concluir que vivenciamos um novo processo de mimetização publicitária, que busca prender a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa.