SUBJETIVIDADES E VISIBILIDADE LGBTQIA+ NA CIBERPUBLICIDADE: uma análise de discurso nos comentários publicados nas campanhas de Doritos Rainbow no Facebook
Ciberpublicidade; Discurso; Doritos Rainbow; LGBTQIA+; Subjetividades
Como reflexão sobre as produções de sentidos emergentes das práticas sociais presentes no ciberespaço publicitário, é que propomos ao longo deste trabalho, apresentar dados investigados nas estruturas discursivas publicadas e comentadas nas plataformas digitais que incorporam a visibilidade LGBTQIA+ na publicidade contemporânea, chamada aqui de “Ciberpublicidade” (Atem, Oliveira e Azevedo, 2014). Desse modo, através de fundamentações nos estudos de gênero a partir da antropologia e ciências sociais; da sexualidade e das perspectivas comunitárias dos movimentos LGBTs no Brasil, sobretudo, da interconexão desses conceitos as reflexões das teorias midiáticas contemporâneas, é que partimos do objetivo de analisar os sentidos produzidos pelos comentários publicados na campanha de Doritos Rainbow e investigar a subjetividade perceptiva da protagonização LGBTQIA+ através do discurso dos usuários na página da marca no Facebook em 2017 e 2018. A metodologia utilizada é híbrida e não se apresenta como um modelo fechado de pesquisa, utilizamos como abordagem a análise de discurso de linha francesa, sobre os métodos em Eni Orlandi (2001) nas políticas e formas do silenciamento, como também, o pensamento foucaultiano para investigarmos as estruturas do discurso e sua relação com o poder, saber e ética, sobretudo, no campo da linguagem e da comunicação. Esta dissertação, portanto, busca apresentar conceitos sobre o impacto da representação LGBTQIA+ na ciberpublicidade através dos discursos comentados na publicização de Doritos Rainbow no Brasil.