TEATRO DE RUA, MÍDIA E FOLKCOMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DA COMPANHIA TEATRAL ARTE VIVA DE SANTA CRUZ (RN)
Estudos da Mídia. Teatro de Rua. Companhia Teatral Arte Viva. Folkcomunicação. Epistemologias do Sul
Investiga-se sobre as ocorrências dos processos comunicacionais e midiáticos do teatro de rua da Companhia Teatral Arte Viva (Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil), suas características representativas e a interação social entre a Companhia e o público. O relato evidencia a observação de um fenômeno original: a resistência e representatividade da Companhia em associação à sua contextualização midiática. Aborda a expressão de uma teatralidade que ocupa o espaço público e demonstra, em sua essência, a vocação. Analisam-se as contextualizações relacionadas à Teoria da Folkcomunicação (BELTRÃO, 1980, 2001, 2013), (MARQUES DE MELO, 2006, 2007, 2008), (SCHMIDT, 2007, 2010), Ativismo Midiático (TRIGUEIRO, 2007; 2008) e aos estudos voltados às Epistemologias do Sul (SANTOS, 2006, 2007; SANTOS e MENEZES, 2010). A proposta de estratégia metodológica utilizada para a construção do texto dá-se a partir das entrevistas realizadas junto aos seus representantes, ao público, ao acompanhamento das apresentações da companhia, dos registros fotográficos e em vídeo, da pesquisa bibliográfica e consulta aos seus acervos no período de maio de 2017 a março de 2019.