O CONCEITO DE AUTORIA COMO VALOR:
um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
Cinema. Autoria. Cinefilia. Star system. Festivais internacionais.
Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural do meio de expressão artístico-midiática. Assume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, circuito de festivais internacionais, mercado de produtos cinematográficos e estudos de cinema no meio acadêmico. Propõe-se, nessa formulação, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2010; GRAY, 2010; MORIN, 1989). Isso nos leva à compreensão sobre como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores. O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.