Cultura do Clique na Tribuna do Norte: Clicks que Pulsam, Cultura que Edita
Rotinas no Jornalismo. Novas Tecnologias. Métricas de Audiência on-line. Cultura do Clique
Com o exarcebamento do papel de ferramentas tecnológicas digitais, tais quais mídias sociais e aplicativos para compartilhamento de conteúdo, programas que aferem métricas de audiência on-line invadiram redações, com um foco em dados de audiência, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009), com um risco, intrínseco, de entender os números de audiência como instrumento de aperfeiçoamento. A percepção empírica estimulou a investigação a respeito de como as rotinas jornalísticas são influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, observando quais estratégias são adotadas para a ratificação de um conhecimento sedimentado. Levanta-se a hipótese de que processos editoriais passam por ajustes jornalísticos, cuja raiz localiza-se na interferência das preferências dos usuários nas decisões editoriais. Para tanto, utiliza-se de incursão etnográfica na redação da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015), com a presença de técnicas atinentes, tais quais observação não participante e entrevistas em profundidade, para analisar o processo de construção do conteúdo, normas e textos dos profissionais jornalistas em produção para mídia on-line. Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redação, as decisões editoriais são acompanhadas por uma reflexão acerca da pertinência temática, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuários.