FIGURAÇÕES COMUNICATIVAS DA DIPLOMACIA DOS GRANDES DADOS:
A midiatização da política externa pró-startup dos Estados Unidos na América Latina e Caribe
Figuração comunicativa. Política externa cultural. Pesquisa com bigdata. Startups. Lógica da Mídia.
Esta tese analisa uma política externa cultural norte-americana como um dispositivo midiático, materializando o argumento de metaprocessualidade empreendido por contemporâneos estudos sobre midiatização política. A premissa do corpo midiático da YLAI Network põe no centro deste estudo peculiaridades sobre sua linguagem e a configuração espaço-temporal entre agentes humanos e não-humanos. Utilizando o método de Mineração de Dados e softwares como ferramentas de pesquisa, mensurou-se a aplicação de algoritmos de inteligência artificial sobre grande quantidade de dados (big data) praticada pelo objeto investigado. O uso dos argumentos e retóricas visuais promulgados em ambientes virtuais mobilizadores de uma opinião pública desenvolvimentista, justifica a escolha qualitativa via Análise de Argumentos e dos Discursos Políticos. Resgata-se a primeira utilização do termo midiatização na obra de Ernest Manheim (1933), espraiando as contribuições de Andreas Hepp sobre a teoria da Figuração Comunicativa aos estudos sobre interdependência de Norbert Elias. A lógica figurativa e flutuante da mídia YLAI Network evidencia rastros de um metaprocesso automatizado e autoprodutor de sentidos, midiatizando discursos e práticas de empreendedorismo startup.