THINK OLGA: INTERSECCIONALIDADE, COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO FACEBOOK E A APROPRIAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO NO SUJEITO DO FEMINISMO
Estudos da Mídia. Estudos Culturais. Feminismo Interseccional. Facebook.
O objetivo deste trabalho é analisar se os conteúdos presentes na fanpage do Facebook da Think Olga propagam o conceito de identificação de gênero defendido pelo feminismo interseccional. Essa problemática tem envolvimento sobretudo nos campos de gênero e mídia. Incialmente, parte-se da trajetória dos estudos feministas focando no contexto anglo-americano, especialmente dos Estudos Culturais, já que nessa corrente teórica se encontram os primeiros estudos relacionando mídia e feminismo. A abordagem utilizada é a interseccional com viés construcionista de Avtar Brah (2006, 2007), já que permite ampliar e tornar mais complexo o olhar sobre a produção de desigualdades e diferenças em seus contextos específicos, contribuindo para uma análise mais condizente com a realidade. Para a compreensão das publicações, empregou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Como resultado, observa-se que os dados da pesquisa, explorados a partir dos marcadores de interseccionalidade raça, identificação de gênero e classe, formam uma relação de complementaridade, que evidenciam a relevância da abordagem interseccional enquanto articuladora de categorias de “diferenças”.