O HUMOR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA: UM ESTUDO DE CASO DO SITE SENSACIONALISTA
Estudos da mídia; Humor; Jornalismo; Crítica de mídia; Sensacionalista.
O humor cresce exponencialmente na internet, em suas diferentes formas de expressão e manifestação. Acompanhando esse crescimento está a página de notícias fictícias Sensacionalista. Busca-se através da análise de conteúdo investigar, por meio de um estudo de caso do site Sensacionalista, a prática do humor como recurso para produção de críticas à mídia. A pesquisa tem como embasamento teórico os estudos sobre humor, comicidade e riso de Bergson (1983), Propp (1992), Alberti (2002) e Minois (2003); teorias do jornalismo de Marcondes Filho (1986 e 1993), Meditsch (2002), Sousa (2002), Pena (2008) e Traquina (2001, 2004 e 2013); e sobre crítica de mídia de Barros Filho (1994, 2003 e 2010), Braga (2006), Bucci (2002) e Christofoletti (2003, 2008, 2010 e 2015). O Sensacionalista produz e veicula conteúdo cômico em formato estético e construção linguística que parodia, de forma satírica, o gênero notícia. Através da apropriação de elementos jornalísticos pelo humor, desenvolve-se um duplo movimento de crítica: primeiro, em relação à política, esporte, economia, moda ou comportamento; segundo, críticas direcionadas à mídia.