"O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgel"
Acontecimento; Circuitos comunicaconais; Representação; Enquadramento, Identidade; Amanda Gurgel
A pesquisa busca o entendimento dos circuitos comunicacionais na produção de sentidos a partir de um acontecimento envolvendo a imagem de uma professora da rede pública estadual do RN, chamada Amanda Gurgel, que protagonizou um fenômeno comunicacional por meio de uma narrativa durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em maio de 2011. No momento que ocorria um movimento paredista entre professores da rede estadual de ensino e o poder público, o relato da professora alcançou vários espaços a partir de um vídeo postado no Youtube. Com interesse de compreender o espalhamento de notícias, a pesquisa objetiva-se também entender de que maneira a identidade da personagem foi enquadrada no universo midiático. A proposta visa ao mesmo tempo identificar a representatividade da professora como fenômeno comunicacional, buscando embasamento nas discussões sobre acontecimento do filósofo francês Louis Quéré e da pesquisadora brasileira Vera Regina Veiga França; das proposições sobre os circuitos comunicacionais do pesquisador José Luiz Braga; nas teorias de representação e enquadramento de Erving Goffman e de identidade de Stuart Hall.