DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA EMPODERAMENTO INSTITUCIONAL: O DISCURSO DA REVISTA DARCY E A MIDIATIZAÇÃO DA ACADEMIA
saber-poder; imagem; mídia; comunicação organizacional
A ciência tem se mantido em posição hegemônica entre as diversas formas de conhecimento que possibilitam perceber nosso entorno. Após um movimento de introversão do campo científico, que oportunizou o empoderamento da academia, é crescente a discussão, na atualidade, sobre a necessidade de se divulgar o conhecimento da área para a sociedade. Nosso estudo se propõe a observar o discurso de divulgação científica institucional, levando em consideração as condições históricas que possibilitaram a emergência da ciência como legítima observação da natureza e do homem, bem como a outorga de credibilidade à mídia. Para tanto, temos como objeto de estudo os textos de editoriais da revista Darcy, de divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília. Voltamo-nos para a observação da emergência do discurso de compartilhamento de saber pela mídia, abordando, para tal, o conceito de “profanação” em consonância com conceitos da área de comunicação organizacional, bem como conceitos de prestígio e saber-poder, que se associam ao fortalecimento da própria instituição e do próprio campo científico. A pesquisa, apoiada da Análise do Discurso, leva-nos a perceber um processo de mútua validação dos discursos científico e jornalístico em textos que têm como pano de fundo o fortalecimento da imagem e da reputação institucionais.