CUSTEIO-META, UM EXEMPLO DE APLICAÇÃO EM UM ESPAÇO DE ARTE E CULTURA
Target Costing. Metodologia de Valor. Engenharia de Valor. Engajamento Público. Valor desejado. Obras Públicas.
As formas tradicionais de desenvolvimento de obras públicas brasileiras são alvos de insatisfações sociais, porque não conseguem alinhar o valor entregue do produto ao valor desejado dos usuários-finais. O Custeio-Meta (CM) é uma estratégia de gerenciamento de custos que busca reduzir os desperdícios de custos para alcance do custo-meta e aumentar o valor entregue, conforme o desejo dos futuros-usuários. Sua aplicação possuem excelentes resultados na construção civil mundial, principalmente quando há o Engajamento Público (EP) desde o início da concepção do produto. Contudo, não são conhecidos resultados de sua aplicação em obras do setor público brasileiro. O objetivo principal dessa pesquisa é aplicar a estratégia do CM em uma obra pública federal brasileira. Para operacionalizar a estratégia do CM foi utilizada uma abordagem da Metodologia de Valor (MV), adaptada de Moraes (2017) que se mostrou adequada para o contexto da construção civil. A metodologia da pesquisa foi a Design Science Research (DSR) e dois estudos de casos exploratórios o apoiaram: um estudo de caso piloto, de construção de uma copa, para compreender o processo de desenvolvimento de obras públicas; e um estudo de caso principal, de construção de um Espaço de Arte e Cultura (EAC), para aplicar a estratégia do CM. Como resultado, a pesquisa conseguiu atingir o custo-meta através da redução de custos desnecessários (21,28%) e empregar benfeitorias que agregam valor para os usuários-finais. Apesar disso, o método proposto ainda precisa ser testado para outras obras do mesmo contexto.