Transformações no Turismo, nem tudo que se molda é barro
Memórias; Identidades; Artesanato; Barro; Turismo Artesanal
O processo crescente de transformação do turismo provoca inquietações e traz desafios ao artesanato de barro mediante à sua natureza geracional e tradicional. A tese investiga como a cultura do barro, uma das expressões marcantes da identidade cultural da comunidade Moita Redonda, Cascavel-CE, preserva as marcas do processo histórico- social e afetivo de sua produção sem perder de vista a dinâmica do mercado turístico. Considerando que a referida comunidade não se encontra inserida nas rotas e roteiros turísticos, busca-se analisar os processos de “agenciamentos” dos atores envolvidos com atividades turísticas, bem como aludir a marcas de alteridade e de conflitos de identidade cultural enfocados pelos artesãos e artesãs moradores locais. Entende-se que as memórias ancestrais e identidades locais ganham vulto na criação de novos destinos, ao mesmo tempo em que as comunidades começam a desencadear mudanças no sentido de preservar e promover a sua cultura por meio da garantia de políticas públicas, provocando indagações sobre as fronteiras simbólicas entre tradição e modernidade. As produções artesanais quando acionadas pelos sujeitos e os grupos para demarcar lugares de pertencimento, assumem no contexto da comunidade um estatuto de narrativas inseridas nos jogos da memória e polemizando com outras representações agenciadas no âmbito das transações comerciais. Portanto, questiona-se: De que modo as memórias e estratégias de produção e (re)produção dos objetos artesanais moldados no barro com características tradicionais passam a (re)inventados para um mercado ávido em inovações? Como as produções artesanais da comunidade Moita Redonda aparece no mercado turístico regional e nacional? Trata-se de um estudo de caso com pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pautado em levantamento bibliográfico/documental, entrevistas semiestruturadas com artesãos, agenciadores do turismo e gestores públicos.