Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN DANIELE LIRA DE FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN DANIELE LIRA DE FRANÇA
DATA : 05/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/nqa-dynm-hts
TÍTULO:

Sinalizando sustentabilidade: Um modelo teórico para fortalecer a Confiança nas práticas sustentáveis de Festivais de Música.


PALAVRAS-CHAVES:

Festivais de música, Sustentabilidade, Teoria da Sinalização, Publicidade verde, Confiança na marca.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Os festivais de música são importantes eventos na indústria do turismo, gerando impactos econômicos, sociais e ambientais significativos. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade empresas organizadoras de festivais de música estão adotando práticas ecologicamente corretas. O Rock in Rio, por exemplo, implementa políticas sustentáveis alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas ainda, há desconfiança do público nas práticas sustentáveis tanto do evento quanto das suas marcas patrocinadoras. A teoria da sinalização ajuda a comunicar, por meio da publicidade, o compromisso das empresas com a sustentabilidade, reduzindo o ceticismo dos consumidores e aumentando a lealdade. Além disso, festivais como o Rock in Rio oferecem experiências que moldam percepções duradouras sobre a qualidade e identidade da marca, podendo aumentar a confiança nas práticas sustentáveis das marcas envolvidas. Deste modo, o objetivo principal desta tese é desenvolver um modelo teórico que utilize a teoria da sinalização para comunicar o compromisso dos festivais de música com a sustentabilidade, fortalecendo assim a confiança dos participantes nas práticas sustentáveis do evento e das marcas patrocinadoras. O estudo adota um percurso metodológico interdisciplinar, elaborado em multipapers dividido em quatro capítulos. Os dois primeiros capítulos consistem em uma revisão sistemática da literatura, reunindo pesquisas relacionadas a festivais de música, sustentabilidade e teoria da sinalização no turismo. O terceiro, envolve uma análise qualitativa das sinalizações de sustentabilidade presentes no Rock in Rio, utilizando uma abordagem semiótica. Nesta etapa da pesquisa será realizada a observação direta, registros de fotografia e videografia e participação ativa nas atividades voltadas para a sustentabilidade durante o evento. Já no quarto capítulo, será adotada uma abordagem quantitativa com a modelagem de equações estruturais para testar as hipóteses formuladas. Nesta fase da pesquisa, destaca-se a importância da experiência do consumidor em festivais abordando a qualidade e identidade da marca, a publicidade verde como fatores que podem influenciar a percepção e a confiança nas práticas sustentáveis do Rock in Rio e suas marcas patrocinadoras. Este estudo visa expandir o conhecimento científico sobre a interação entre teoria da sinalização, sustentabilidade e festivais musicais, áreas ainda não exploradas conjuntamente. Além disso, oferece recomendações estratégicas para que organizadores e patrocinadores criem estratégias eficazes, melhorando a comunicação das práticas sustentáveis e fortalecendo a confiança dos participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externa ao Programa - 1841981 - JOSEMERY ARAUJO ALVES - UFRNExterno à Instituição - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao