Grade Horária 2024.2

GRADE CURRICULAR 2024.2

 

 

MATRÍCULAS: 09 a 11 de setembro/24

AULAS: 16 de setembro/24 a 31 de janeiro/25

REMATRÍCULAS: 18 a 20 de setembro/24

 

HORÁRIO

DISCIPLINA

CH

DOCENTE

TIPO

2ª Manhã

Ética na Pesquisa em Turismo

30h

Pamela Brandão

Optativa*

2ª Manhã

Pesquisa Bibliométrica II

30h

Marcelo Porte

Optativa**

2ª Tarde

Docência do Ensino Superior

60h

Guilherme Bridi e Leilianne Barreto

Optativa***

3ª Manhã

Teoria do Turismo II

30h

Wilker Nóbrega

Obrigatória (D****)

3ª Manhã

Turismo Cultural, Memória e Patrimônio

60h

Maria Lúcia Bastos e Almir Félix

Optativa

3ª Tarde

Tópicos Especiais em Turismo III: Turismo e Espaço no contexto do Neoliberalismo

30h

Maria Pontes 

Optativa

4ª Manhã

Turismo e Desenvolvimento

60h

Mozart Fazito

Optativa

4ª Tarde

Turismo e Meio Ambiente

60h

Marcos Nascimento e Paula Brumatti

Optativa

4ª Tarde

Estratégias Competitivas em Turismo

60h

Lissa Ferreira

Optativa

5ª Manhã

Políticas Públicas de Turismo

60h

Wilker Nóbrega

Optativa

5ª Manhã

Seminário de Dissertação

60h

Mauro Lemuel e Paula Brumatti

Obrigatória (M*****)

5ª Tarde

Tópicos Especiais em Turismo XIII - Percursos metodológicos em Turismo: história oral, história de vida e entrevistas

60h

Almir Félix

Optativa

6ª Manhã

Análise Quantitativa I

60h

Sérgio Marques

Optativa

6ª Tarde

Tópicos Especiais em Turismo I - Destinos turísticos inteligentes como enfoque de planejamento e gestão

15h

Jennifer Soares (UFS)

Optativa******

 

 

 

 

 

Módulo

matutino

Tópicos Especiais em Turismo II: A transição socioeconômica, ecológica-ambiental e política no século XXI

15h

Francisco Fransualdo e António Aledo Tur (Alicante/ES)

Optativa*******

 

* De 16/09 a 11/11/24.

** De 18/11/24 a 30/01/25.

*** Componente obrigatórios para discentes que farão Estágio à Docência I.

**** Somente para discentes de Doutorado que cumpriram Teoria Geral do Turismo I.

***** Somente para alunos de Mestrado.

****** Cinco encontros de 3 horas, a partir do dia 20/09/24.

******* Três encontros de 5 horas em 23, 24 e 25/09/24.

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - MESTRADO

Estágio à Docência I – discentes do 2’ semestre

Exame de Qualificação de Mestrado - discentes do 3' semestre

Dissertação de Mestrado - discentes do 4' semestre

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DOUTORADO

Estágio à Docência II – discentes do 3’ semestre

Projeto de Tese I - discentes do 5' semestre

Exame de Qualificação de Doutorado - discentes do 6' semestre

Projeto de Tese II - discentes do 7' semestre

Tese de Doutorado - discentes do 8' semestre

 

 

 

EMENTAS:

 

ANÁLISE QUANTITATIVA I: Introdução à Análise Quantitativa de Dados. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. População e Amostra. Testes de hipóteses. Medidas Descritivas. Testes de Comparação de Médias. Análise de Variância. Análise Discriminante. Análise Fatorial Exploratória. Modelos de Regressão Simples e Múltipla. Estudos de Casos.

 

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Educação inclusiva no contexto da UFRN. Finalidade e características do estágio supervisionado na pós-graduação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. A docência em cursos de Turismo. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de atuação.

 

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM TURISMO: Fundamentos, conceitos e histórico das estratégias competitivas; buscando analisar a crescente importância do tema para obtenção de vantagens competitivas para as organizações frente ao mundo globalizado. Estudo e discussão sobre as várias formas da competição entre as organizações. Formulação da estratégia competitiva de negócio e das estratégias competitivas operacionais alinhadas à estratégia competitiva de negócio no turismo. Formas de aumentar a competitividade de organização turística. Evolução do pensamento estratégico. Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Balanced Scorecard. Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos.

 

ÉTICA NA PESQUISA EM TURISMO: Pesquisa com seres humanos. Legislações aplicadas à pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Protocolos Éticos em Pesquisa. Pesquisa cientifica e Lei Geral de Proteção dos dados (LGPD). Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Plataforma Brasil (PB). Parecer consubstanciado. Pesquisa sem óbices éticos.

 

PESQUISA BIBLIOMÉTRICA II: Uso do EndNote, Iramutec e VOSViewer para apoio a análise dos dados. Análise de Similitude, Análise de Especificidades, Classificação pelo Método Reinert e Nuvem de Palavras. Mineração de texto com auxílio do Iramutec e do VOSViewer.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO: O turismo na estrutura administrativa do Estado. O Estado no planejamento do turismo. Políticas públicas governamentais do Turismo. As dimensões das políticas públicas de turismo. Planos e Programas Nacionais de Turismo. Políticas regionais de turismo. Governança e Governabilidade Turística. O papel das redes na construção das políticas públicas de turismo.

 

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO: Características de uma Dissertação. Fundamentos Metodológicos. Elaboração, aperfeiçoamento e avaliação de projetos de pesquisa. Direitos Autorais e Plágio.

 

TEORIA DO TURISMO II: O campo científico do turismo. Paradigmas científicos aplicados ao turismo. A produção científica na área do Turismo.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO I – Destinos turísticos inteligentes como enfoque de planejamento e gestão: Enfoques do planejamento turístico. Cidades Inteligentes. Destinos Turísticos Inteligentes. Estudos de caso.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO II – A transição socioeconômica, ecológica-ambiental e política no século XXI: Turismo e transição ecológica-ambiental. Mudanças climáticas e metodologias de gestão de impactos sociais. Economias sociais e solidárias e Turismo de Base Comunitária.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO III - Turismo e Espaço no contexto do Neoliberalismo: Espaço geográfico como lócus do homem e suas possibilidades na dimensão do não previsível e não mensurável. Diálogo entre pensadores da geografia e turismo na compreensão de base epistemológica da produção do espaço pelo turismo. Produção do espaço pela atividade turística. Dimensão espacial é um componente fundamental do fenômeno turístico. Categorias de análise do espaço. Espaço geográfico frente ao desenvolvimento do Turismo. Turismo, percepção e valorização do espaço. Teoria espacial (Lefebvre) e compreensão do conceito de produção do espaço não estático, imutável, palco da sociedade. Abordagem geográfica do turismo. Competitividade e diferenciação espacial. O papel do poder público na competitividade turística. Turismo e mercado imobiliário. A gestão do espaço turístico.


TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO XIII – Percursos metodológicos em Turismo: história oral, história de vida e entrevistas (Como fazer e porque fazer): Ementa: Fontes para a pesquisa; Fontes orais; O que é História Oral; O que é História de Vida; Quem/Sou é/eu o entrevistador; Estruturando a entrevista; Realizando a entrevista; Analisando a entrevista (análise de conteúdo e análise de discurso).

 

TURISMO CULTURAL, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: Paradigmas teóricos e metodológicos sobre o conceito de Patrimônio Cultural (Material e imaterial) e sua relação com o conceito de memória, a partir do estudo de políticas culturais, usos sociais e das diversas maneiras com que cada sociedade se apropria de sua cultura e de sua história. Reflexão sobre o lugar e as práticas da materialidade e imaterialidade nas relações sociais e políticas de salvaguarda. Novos usos do patrimônio cultural imaterial e suas intersecções com o turismo.

 

TURISMO E DESENVOLVIMENTO: Turismo e desenvolvimento. Abordagens sobre desenvolvimento regional e local associado ao turismo. Estado, Políticas Públicas e Turismo. Turismo de base local. Turismo de base comunitária. Abordagens de desenvolvimento turístico. Conceitos e princípios de desenvolvimento sustentável e de sustentabilidade. Os ambientes como recurso turístico e o turismo sustentável. O caráter dinâmico do turismo: fatores determinantes (tecnológicos, mercadológicos, éticos) e implicações com a sustentabilidade. Agentes do turismo: o papel do primeiro, segundo e terceiro setor. Turismo competitivo global. Turismo local sustentável. Modelos de destinos turísticos competitivos e sustentáveis. Indicadores de desenvolvimento. Cenários futuros para o turismo. Turismo e atividade produtiva. Planejamento global e sistêmico. Políticas Ambientais. Planejamento Ambiental para uso Turístico. Implicações Ambientais nas Políticas do Turismo.

  

TURISMO E MEIO AMBIENTE: Noções gerais de Meio Ambiente; Noções gerais e classificação de Meio Ambiente, enfocando o Ecoturismo e o Desenvolvimento sustentável com as Certificações Internacionais pertinentes. Contexto histórico-cultural do movimento ecológico; Agenda 21- Rio 92. ISO 14000, Sistema de Gestão Ambiental para o Turismo. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental no turismo. Processos de Decisões Estratégicas. Tomada de Decisão: Perspectiva Governamental, Empresarial, e da Comunidade. Fontes de Informações Ambientais. A utilização da ISO 14000 no Gerenciamento Ambiental, Benchmarking, Marketing Ambiental: Aspectos Teóricos e Estratégias. Unidades de conservação e o turismo; Planos de Manejo; Práticas de educação ambiental e o Turismo. Legislação vigente. Responsabilidade Social no turismo.

 

Notícia cadastrada em: 08/07/2024 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao