DO GLOBAL AO LOCAL: O TURISMO E A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SUSTENTÁVEL
Turismo; Hotelaria; Gestão de Recursos Humanos Sustentável.
Em resposta à crescente conscientização pública sobre a importância das contribuições organizacionais para o desenvolvimento sustentável, há um maior incentivo para que as empresas relatem suas atividades de sustentabilidade. Paralelamente a isso, tem ocorrido o desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos Sustentável, que abrange um corpo crescente de literatura profissional e acadêmica conectando as noções de sustentabilidade corporativa à Gestão de Recursos Humanos. O objetivo geral desse trabalho é de analisar a adoção de práticas de gestão de recursos humanos sustentável no setor turístico e o seu impacto sobre os colaboradores. Para isso foram traçados objetivos específicos, que auxiliam na condução geral do trabalho, sendo eles: Propor um conceito integrador para a Gestão de Recursos Humanos Sustentável; Identificar as principais práticas sustentáveis no contexto da gestão de recursos humanos desenvolvidas pelas maiores redes hoteleiras do mundo; Descrever as práticas de gestão de recursos humanos sustentável desenvolvidas por hotéis de referência no Brasil; Investigar a aplicabilidade das práticas de gestão de recursos humanos sustentável em empreendimentos de pequeno porte de um destino voltado para o turismo sustentável e analisar o impacto das práticas de Gestão de Recursos Humanos Sustentável com relação aos colaboradores. Como aporte metodológico, a pesquisa será desenvolvida por meio de multimétodo, com análise quantitativas e qualitativas, sendo distribuídas em três etapas: A primeira etapa denominada de global, com análise dos relatórios de sustentabilidade das dez maiores redes hoteleiras do mundo, com abordagem quantitativa, apresentada por meio de tabulações, gráficos e clusters. Segunda etapa denominada nacional, investigando por meio do relatório da Booking.com os cinco hotéis sustentáveis mais bem avaliados no Brasil, utilizando uma abordagem qualitativa por meio de entrevista com gestores e a terceira e última etapa denominada de local, de abordagem qualitativa, entrevista em profundidade e realização de grupo focal, com a Comunidade Chã de Jardim – Areia (PB). Após a coleta os dados serão discutidos e busca-se contribuir com o avanço da literatura no sentido de podermos aplicarmos práticas globais em nossa realidade local.