GESTÃO DE PESSOAS EM RESORTS: A relação entre as práticas de recursos humanos, o comprometimento organizacional e a satisfação dos hóspedes
Práticas de Recursos Humanos. Comprometimento Organizacional. Satisfação dos hóspedes. Resort.
Atualmente, a relação indivíduo-organização tem tido sua importância cada vez mais reconhecida no campo da identidade organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas mais competitivas. As práticas de Recursos Humanos e o Comprometimento Organizacional dos funcionários são exemplos de componentes reconhecidos como valiosos para o sucesso de uma empresa. No ramo da hotelaria, a reputação online é uma forma de avaliação do sucesso, já que nela é possível avaliar a satisfação do cliente. No entanto, a relação entre as práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional e a Satisfação dos hóspedes entre os Resorts brasileiros ainda é desconhecida. Entender tais relações poderá trazer conhecimentos que auxiliem a elaboração de modelos conceituais aplicados a esse ramo da hotelaria no Brasil. Assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a relação entre as práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional dos funcionários e a Satisfação dos Hóspedes em Resorts do Brasil e, a partir dessa relação, criar um modelo de Gestão de Pessoas em Resorts. O estudo será caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual serão aplicados questionários em 165 Resorts brasileiros presentes na website TripAdvisor. A pesquisa será realizada em três etapas: a primeira, com os gerentes ou com os representantes dos Recursos Humanos, através do questionário de Práticas de Recursos Humanos de Nadda et al. (2014); a segunda, com os funcionários do setor de recepção, através do questionário de Comprometimento Organizacional de Medeiros (2003); e a terceira, com a análise das notas gerais e de serviços que esses resorts receberam no site de reputação online TripAdvisor. Os dados serão avaliados através de técnicas estatísticas descritivas e de modelagem de equações estruturais. Ao fim da pesquisa, espera-se encontrar a relação das práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional e a Satisfação dos Hóspedes, criando assim um modelo adequado para as conquistas organizacionais. Espera-se também contribuir para o progresso acadêmico das temáticas estudadas.