Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA MARIA AIRES DA CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMARA MARIA AIRES DA CAMARA
DATA : 27/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

GESTÃO DE PESSOAS EM RESORTS: A relação entre as práticas de recursos humanos, o comprometimento organizacional e a satisfação dos hóspedes


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de Recursos Humanos. Comprometimento Organizacional. Satisfação dos hóspedes. Resort.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Atualmente, a relação indivíduo-organização tem tido sua importância cada vez mais reconhecida no campo da identidade organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas mais competitivas. As práticas de Recursos Humanos e o Comprometimento Organizacional dos funcionários são exemplos de componentes reconhecidos como valiosos para o sucesso de uma empresa. No ramo da hotelaria, a reputação online é uma forma de avaliação do sucesso, já que nela é possível avaliar a satisfação do cliente. No entanto, a relação entre as práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional e a Satisfação dos hóspedes entre os Resorts brasileiros ainda é desconhecida. Entender tais relações poderá trazer conhecimentos que auxiliem a elaboração de modelos conceituais aplicados a esse ramo da hotelaria no Brasil. Assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a relação entre as práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional dos funcionários e a Satisfação dos Hóspedes em Resorts do Brasil e, a partir dessa relação, criar um modelo de Gestão de Pessoas em Resorts. O estudo será caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual serão aplicados questionários em 165 Resorts brasileiros presentes na website TripAdvisor. A pesquisa será realizada em três etapas: a primeira, com os gerentes ou com os representantes dos Recursos Humanos, através do questionário de Práticas de Recursos Humanos de Nadda et al. (2014); a segunda, com os funcionários do setor de recepção, através do questionário de Comprometimento Organizacional de Medeiros (2003); e a terceira, com a análise das notas gerais e de serviços que esses resorts receberam no site de reputação online TripAdvisor. Os dados serão avaliados através de técnicas estatísticas descritivas e de modelagem de equações estruturais. Ao fim da pesquisa, espera-se encontrar a relação das práticas de Recursos Humanos, o Comprometimento Organizacional e a Satisfação dos Hóspedes, criando assim um modelo adequado para as conquistas organizacionais. Espera-se também contribuir para o progresso acadêmico das temáticas estudadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
Externa à Instituição - SARA JOANA GADOTTI DOS ANJOS
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 15:50
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