A CRIATIVIDADE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NAS MICARETAS BRASILEIRAS
Criatividade. Turismo de Eventos. Micaretas
A criatividade é vista como uma ferramenta capaz de transformar modelos tradicionais de gestão e, motivada pelas crescentes mudanças vislumbradas pela sociedade contemporânea, a capacidade de criação emerge como um recurso diferenciador capaz de gerar autonomia, soluções para problemas e uma postura empreendedora. Capaz de proporcionar a experiência buscada pelos turistas contemporâneos, a criatividade é considerada um fator decisivo na realização de eventos. As micaretas apropriaram-se e disseminaram a criatividade no seu âmbito organizacional visando efetivar inovações capazes de incrementar e mobilizar uma alta demanda turística. Embasada no modelo componencial da criatividade, a pesquisa será efetivada por meio da analise dos três componentes, individual (motivação intrínseca, expertise e habilidades criativas) e organizacional (motivação organizacional, recursos e práticas de gestão), desse modo, o estudo objetiva analisar de que forma a criatividade organizacional pode ser utilizada como ferramenta de inovação e garantir a manutenção das micaretas brasileiras. De abordagem quali-quatitativo, a metodologia utilizada é de caráter descritivo-exploratório. Como ferramenta para coleta de dados, utilizar-se- há de entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas organizadoras de eventos e aplicação de questionários com os funcionários. A análise dos dados será efetivada com o auxílio dos softwares NVIVO e SPSS e almeja-se, ao término da pesquisa, apresentar as ferramentas de implementação de criatividade nas organizações, assim como, contribuir para as pesquisas no campo do turismo de eventos.