Banca de DEFESA: AETIUS MAXIMILIANO DE NEGREIROS NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AETIUS MAXIMILIANO DE NEGREIROS NUNES
DATA : 29/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EXPANSÃO URBANA, CONFLITOS LEGAIS E DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CENÁRIOS E IMPACTOS NO TERRITÓRIO DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 09)


PALAVRAS-CHAVES:

Expansão urbana – impactos ambientais – degradação ambiental – vulnerabilidade socioambiental – geoambiente – hidrologia.

 


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A pesquisa que se apresenta buscou algo além da simples percepção de que a Zona de Proteção Ambiental 09 passa por constantes processos de degradação em seu ecossistema. Buscou-se historicizar a gênese dessas ameaças e o quão elas não se limitam ao território dessa área ambientalmente protegida. Trata-se de uma área já bastante estudada pela academia devido sua importância ambiental e sua fragilidade ecológica. Para tanto, com o uso de imagens históricas da coleção Landsat e classificação de uso e ocupação, constatou-se que a rápida expansão urbana, provocada pelo crescimento populacional e especulação imobiliária, traz riscos ao sistema de aquíferos que alimenta o geossistema fluviolacustre da ZPA 09, formada pelo Rio Doce e várias lagoas comunicantes. Posto que, nos bairros que compartilham o território da ZPA 09 não há um sistema de saneamento dos efluentes domésticos. Internamente na ZPA 09, percebeu-se que os processos de degradação ambiental são ainda constantes, na medida em que se observa o depósito de resíduos sólidos, de desmatamento e crescimento das ocupações, à revelia da administração pública e longe da anuência dos órgãos técnicos. Com o processo de ocupação em áreas de afloramento do lençol freático, aliado ao assoreamento do leito fluvial, temos a ocorrência de fortes transtornos socioambientais, com alagamentos e inundações de comunidades socioeconomicamente vulnerabilizadas. Essas ameaças se tornam ainda mais eminentes com as mudanças climáticas. O presente estudo também percebeu um forte potencial ecológico na medida em que se encontra um conjunto de áreas de proteção ambiental que abrange boa parte do litoral norte junto com as áreas de manguezal do rio Potengi passíveis de constituir um corredor ecológico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1249023 - SEBASTIAO MILTON PINHEIRO DA SILVA
Interna - 1298966 - RAQUEL FRANCO DE SOUZA
Externo à Instituição - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA - UERN
Notícia cadastrada em: 12/08/2024 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao