O Programa embora tenha sido credenciado no ano de 2001, iniciou as suas atividades, desde 1996 (RODRIGUES, ERDMANN, FERNANDES, ARAÚJO, 2007). No período entre 1996 e 2001, duas tentativas de credenciamento foram empreendidas, sob a orientação de consultoras da CAPES/MEC, porém sem sucesso. Pode-se afirmar que desde 1996, a UFRN, através de todos os órgãos institucionais envolvidos, não tem medido esforços para solucionar os principais problemas apontados na avaliação do Programa no ano de 1999, dentre os quais se destaca a limitação quantitativa e qualitativa do corpo docente que compunha o quadro.
No quadro das transformações gerais e sobretudo levando em conta o predomínio dos valores do mercado, a pesquisa desempenha um papel central na geração de conhecimentos, e a pós-graduação é responsável pela maior parte da produção científica da enfermagem, cabendo aos seus docentes novos papéis que exigem não só ultrapassar o sentido meramente técnico de produzir e divulgar conhecimento, mas também dialogar com outros campos do conhecimento para propor a partir dos seus resultados uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade das políticas públicas universais: saúde, educação, segurança humana, trabalho e meio ambiente.
Nesta perspectiva interdisciplinar busca-se a melhoria da qualidade vida, o impacto dos processos de trabalho, da saúde e segurança dos trabalhadores em geral, particularmente, na enfermagem, dentre outros. Dessa forma, melhorar a consciência e a formação humana em seu sentido stricto, no desenvolvimento e na produção do conhecimento frente às demandas da ciência, da tecnologia e inovação, priorizando as respostas da ciência aos problemas e situações emanadas do cotidiano. Isso requer a superação de expectativas cientifistas, tecnicistas e utilitaristas nas dimensões da pesquisa, respeitando os preceitos epistêmicos, éticos e estéticos do estado da arte da Enfermagem com aplicabilidade no ensino e na extensão nos diferentes cenários das práticas em saúde, tendo por meta a racionaldiade crítica-emancipatória inserida na sua dimensão cultural, no sentido mais forte e humano, para garantir frente ao compromisso e a responsabilidade social assumido com as políticas públicas de saúde vigente no país.
A pós-graduação em enfermagem no Brasil, desde a criação dos primeiros programas de Mestrado Acadêmico (1972) e doutorado (1981), tem a missão de contribuir na formação de mestres e doutores críticos, éticos e reflexivos capazes de construir novos conhecimentos em benefício da sociedade.
Assim, inserido neste contexto cabe ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Atenção a Saúde da UFRN, promover o desenvolvimento integral do ser humano, sua formação profissional, seu crescimento individual e coletivo, dentro dos valores da ética, solidariedade e cidadania, bem como a geração de conhecimento educacional, tecnológico, científico e inovador, avaliando seu impacto, buscando consolidar-se por meio de ações de excelência na pesquisa, com aplicabilidade no ensino e na extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento locorregional e das transformações da sociedade brasileira com vistas a internacionalização. Nesse sentido apresenta-se os indicadores do PGENF/UFRN do período de 2001 a 2012.2 para ressaltar as conquistas e os desafios futuros.
Indicadores |
Triênios de avaliação da CAPES |
||||
(2001 / 2003) |
(2004 / 2006) |
(2007 / 2009) |
(2010 / 2012 1° Sem) |
Metas (2013 / 2015) |
|
Nota do Programa |
3 |
3 |
3 |
4 |
5 |
Total / Artigos Publicados |
24 |
39 |
163 |
241 |
408 |
Estrato A1 = 100 |
0 |
2 |
0 |
3 |
30 - 120 |
Estrato A2 = 85 |
3 |
19 |
|||
Estrato B1 = 70 |
13 |
8 |
17 |
46 |
96 - 288 |
Estrato B2 = 50 |
33 |
173 |
|||
Estrato B3 |
11 |
||||
Estrato B4 |
94 |
||||
Estrato B5 |
5 |
||||
Estrato C |
11 |
29 |
- |
||
N°. Defesas |
11 |
19 |
69 |
71 (até agosto/12) |
|
Tempo Médio de Titulação (meses) |
24.66 |
21.87 |
18 MA / 36DO |
||
N°. Docente - Total |
10 |
12 |
14 |
19 |
20 |
Permanentes = P |
6 |
8 |
10 |
14 |
16 |
Visitante (Nacional/Estrangeiro) |
- |
- |
- |
- |
01 |
Colaboradores = C |
4 |
4 |
4 |
5 |
3 |
Relação P/C |
60% |
67% |
71% |
74% |
80% |
N°. Pesquiadores PQ-2 |
2 |
2 |
3 |
||
N°. Projetos Financiados |
52 |
26 |
73 |
16 (guarda-chuva) |
16 (Financiados) |