Banca de DEFESA: NANETE CAROLINE DA COSTA PRADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NANETE CAROLINE DA COSTA PRADO
DATA : 29/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VALIDAÇÃO DO SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM (CIPE ® ) EM NEONATOS COM CATETER VENOSO CENTRAL.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Processos de enfermagem; Terminologia; Diagnóstico de enfermagem; Enfermagem; Cateterismo Venoso Central; Recém-nascido.

 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Como componente fundamental do cuidado intensivo e especializado, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal configura-se como um ambiente destinado à realização de intervenções e tratamentos essenciais ao cuidado do neonato hospitalizado. A prática clínica nesse contexto demanda a execução de procedimentos invasivos, dentre os quais se destaca a utilização de cateteres venosos centrais. O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é frequentemente a primeira escolha para o tratamento de médio a longo prazo. A inserção do PICC é um procedimento avançado, complexo e seu manejo demanda habilidades técnicas e raciocínio clínico por parte do enfermeiro. Objetivou-se verificar a aplicabilidade clínica do Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE ® ) para recém- nascidos com Cateter Central de Inserção Periférica, tendo como suporte teórico o Modelo de Sistemas desenvolvido por Betty Neuman. Trata-se de estudo prospectivo, de avaliação de validação clínica de 31 enunciados de diagnósticos/resultados e 154 enunciados intervenções de enfermagem. Foi operacionalizado pelas seguintes etapas: implementação do Processo de Enfermagem em um hospital de médio porte no Nordeste do Brasil; elaboração dos estudos de casos; análise de concordância entre enfermeiros especialistas. Utilizou-se o coeficiente de concordância de Kappa. Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A amostra foi constituída por 40 neonatos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em uso do PICC. O estudo foi pautado pelos preceitos regulamentadores para pesquisas envolvendo seres humanos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebendo o Parecer número 7.171.001. Os diagnósticos/resultados e intervenções foram avaliadas com concordância quase perfeita/perfeita e CCI excelente. O teste de Kruskal-Wallis mostrou inexistir diferença significativa entre as avaliações. Conclui-se que os resultados do presente estudo comprovam que o subconjunto terminológico da CIPE ® desenvolvido para neonatos em uso do PICC é válido para ser utilizado na prática assistencial, ampliando as possibilidades para o desenvolvimento do raciocínio clínico e fornecendo um conjunto de dados que sustenta a prática de enfermagem embasada em evidências. Essa investigação torna-se relevante para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável especialmente nas seguintes perspectivas: Saúde e Bem-Estar, ao promover práticas assistenciais seguras e baseadas em evidências no cuidado neonatal; Educação de Qualidade, ao fortalecer a formação técnica e científica dos profissionais de enfermagem; e Indústria, Inovação e Infraestrutura, ao validar uma ferramenta clínica inovadora que contribui para a melhoria dos sistemas de saúde. Assim, o cuidado ao neonato em uso do Cateter Central de Inserção Periférica pautado no subconjunto proposto se tornou aplicável à prática clínica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3098531 - ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO - nullExterna à Instituição - ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS
Interna - 2553991 - KESSYA DANTAS DINIZ
Externa à Instituição - MARCIA REGINA CUBAS
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/07/2025 14:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao