Banca de QUALIFICAÇÃO: FILLIPI ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : FILLIPI ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

Eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde: estudo piloto.

Enfermagem; Prescrição de Medicamentos; Saúde do Trabalhador; Atenção Primária à Saúde; Simulação.

Introdução: A problemática envolvida em incidentes na cadeia medicamentosa e seus impactos constaram no relatório emblemático publicado pelo Institude of Medicine, qual indicou a ocorrência de cerca de 7 mil mortes por ano nos Estados Unidos. No âmbito da graduação em enfermagem, em particular, no ensino de prescrição de medicamentos na Atenção Primária à Saúde, pode-se utilizar diversas metodologias ativas e métodos de ensino, dente as quais se pode citar a simulação clínica para treinamento de habilidades como um método de ensino, recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde e no Plano Global para a Segurança do Paciente 2021-2030. Objetivo: Avaliar a eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental de grupo único. O estudo será realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente, no componente curricular de Saúde dos Trabalhadores, com estudantes do curso de graduação em enfermagem. A intervenção que será realizada consiste na aplicação da metodologia de
ensino-aprendizagem “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, seguindo oito etapas, enquanto simulação clínica para treinamento de habilidades, na qual os alunos produzirão prescrições de medicamentos de acordo com os protocolos institucionais (municipais e ministeriais). A qualidade dessas prescrições será avaliada pelo instrumento intitulado QualiPresc que avariava a qualidade desses documentos antes e depois da intervenção de forma imediata, 30 e 60 dias após a intervenção. Quanto a mensuração da motivação será utilizada a Escala de Motivação Situacional que consiste em uma escala tipo Likert. Quando ao tratamento dos dados será utilizado estatística descritiva, por meio das medidas de tendência central e de dispersão. Para a afeição do efeito será utilizado a estatística inferencial considerando a distribuição de normalidade dos dados, da qual será possível utilizar testes paramétricos e não paramétricos. Resultados Esperados: Espera-se que os estudantes de enfermagem melhorem a precisão das prescrições de medicamentos, reduzindo erros de dosagem e interações prejudiciais, além de aumentarem a compreensão sobre a relação entre saúde ocupacional e prescrição de medicamentos, resultando em prescrições mais adequadas.

Externa à Instituição - ALESSANDRA MAZZO - USP
Externa ao Programa - 1072245 - MARILIA SOUTO DE ARAUJO - nullExterno ao Programa - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA - nullPresidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao