Construção e validação de instrumento para execução da educação entre pares na prevenção do HIV em adolescentes.
Educação entre pares. Enfermagem. HIV. Estudo de validação. Desenvolvimento tecnológico.
A mudança no perfil etário dos casos de HIV e o avanço nas taxas de incidência de infecção pelo vírus entre adolescentes sugere a existência de vulnerabilidades no aspecto preventivo. Como metodologia refinada da educação em saúde, a Educação entre Pares viabiliza intervenções coletivas com alcance individual, promovendo
mudanças significativas para este cenário. Este estudo tem por objetivo construir e validar um instrumento para execução da educação entre pares na prevenção do HIV em adolescentes. Trata-se de um estudo do tipo metodológico que será sistematizado conforme modelo proposto pelo referencial psicométrico de Pasquali et al. (2010) adaptado e organizado em procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. A primeira etapa, procedimentos teóricos, envolve a fundamentação conceitual e teórica do instrumento a qual se desenvolverá em três momentos: revisão de escopo, mapeamento dos conteúdos e construção dos itens. A Mandala da Prevenção Combinada irá perpassar e fundamentar todas as etapas teóricas. Os procedimentos empíricos estão centrados na coleta de dados e compreenderão a seleção dos juízes e utilização da Técnica Delphi para validação de conteúdo através da análise de itens do instrumento. Por fim, será utilizado o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), conforme proposto por Hernandez Nieto (2002) para mensurar a concordância dos juízes sobre o instrumento e seus itens. Após autorização das instituições envolvidas, o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de acordo com as disposições da Resolução no. 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, que disciplina as pesquisas envolvendo seres humanos.