Tecnologias educacionais digitais na prevenção do HIV em adolescentes e jovens: revisão sistemática.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional Digital. Prevenção Primária. Saúde do adolescente.
HIV. Enfermagem.
A era tecnológica trouxe novos rumos ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, Tecnologias Educacionais Digitais (TED) vêm sendo aplicadas como ferramentas úteis na construção do conhecimento sobre temáticas de difícil abordagem junto aos adolescentes e jovens, como a prevenção ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). O objetivo desse estudo foi analisar as evidências científicas sobre as TED na prevenção do HIV em adolescentes e jovens. Trata-se de uma revisão sistemática desenvolvida com base nas recomendações do Manual para Síntese de Evidências da Joanna Briggs Institute e pelo instrumento Preferred Reporting Items for Systematic Review sand Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Esse estudo foi registrado na plataforma PROSPERO sob o identificador CRD42023418826. Por meio da estratégia PICO (População, Intervenção, Controle e Outcomes/desfecho) foi construída a questão de pesquisa: “Qual a eficácia das tecnologias educacionais digitais na prevenção do HIV em adolescentes e jovens segundo a literatura científica?” A busca e coleta desta revisão foi realizada nas 16 fontes de dados: Scopus Elsevier; Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via National Library of Medicine; Web of Science; Science Direct Elsevier; Embase Elsevier; Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Biblioteca Virtual em Saúde; ClinicalTrials.gov; International Clinical Trials Registry Platform; Cochrane Library; Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto; Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas; Open Access Theses and Dissertations; e OpenGrey Database, por meio do cruzamento dos Descritores em Ciências da Saúde/ Medical Subject Headings (DeCS/MeSH) e palavras-chave: Educational Technology, digital Technologies, Information Technology, Mobile Applications, Technology, Primary Prevention, Prevention, Health education,, Human immunodeficiency vírus, HIV Adolescent,Teenager,Young adult, Young, utilizando os operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos estudos primários, do tipo quantitativo, disponíveis na íntegra e gratuitamente, sem limite temporal, em qualquer idioma e que responderam à pergunta de pesquisa. Foram excluídas editoriais, cartas ao editor, protocolos, reflexões, relatos de experiência, revisões, resumos publicados em anais de eventos científicos e estudos cujo desfecho não avaliasse aspectos relacionados as TED. Dos 7403 estudos encontrados, a amostra foi composta por 14 artigos. A qualidade metodológica dos estudos foi verificada e o nível, a importância e a força de recomendação da evidência utilizou o sistema GRADE. As Tecnologias Educacionais Digitais representam uma
importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem que tem gerado mudanças comportamentais acerca da prevenção do HIV em adolescentes e jovens. Os estudos foram analisados quanto a características, implementação e avaliação da intervenção. Os desfechos conhecimento sobre HIV/AIDS e mudanças no comportamento de risco apresentaram alto nível de evidência. O risco geral de viés foi identificado como baixo para a maioria dos estudos. Houve forte recomendação das TED como conduta para profissionais. Os resultados
são encorajadores e apoiam o uso e o desenvolvimento de mais Tecnologias Educacionais para a prevenção do HIV nessa população. O estudo contribui para a ciência da enfermagem, à medida que impulsiona a pesquisa e a prática clínica, com produção ou readequação dos recursos tecnológicos disponíveis.