TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA PREVENÇÃO DO HIV EM ADOLESCENTES E JOVENS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Tecnologia Educacional Digital. Prevenção Primária. Saúde do adolescente. HIV. Enfermagem.
Mudanças educacionais têm sido sugeridas nos sistemas de ensino, como adoção de
tecnologias mais modernas. Nesse sentido, tecnologias educacionais digitais vêm sendo
aplicadas como ferramentas úteis na construção do conhecimento sobre temáticas de
difícil abordagem, como a prevenção ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), em
adolescentes e jovens. Objetivo: analisar as evidências científicas acerca das tecnologias
educacionais digitais para a prevenção do HIV entre adolescentes e jovens. Método:
Trata-se de uma revisão sistemática que será conduzida com base nas recomendações da
organização internacional de pesquisa e desenvolvimento Joanna Briggs Institute (JBI)
e pelo Preferred Reporting Items for Systematic Review sand Meta-Analyses: The
PRISMA Statement (PRISMA). Pela estratégia PICO (P-População – Adolescentes e
jovens; I -Intervenção- Tecnologias Educacionais Digitais; C-Controle ou Comparação-
– Métodos tradicionais de ensino; e O-Outcomes/desfecho - Prevenção primária ao
HIV) foi construída a questão de pesquisa: “As tecnologias educacionais digitais
produzem mudanças no comportamento e ampliação do conhecimento quando utilizada
como método de prevenção para o HIV em adolescentes e jovens?”. A busca será
realizada nas fontes de dados: National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed),
Scopus Elsevier (SCOPUS), Web of Science (WoS), ScienceDirect (Elsevier),
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific
Electronic Library Online (SciELO.org), clinictrials.gov, Cochrane Central Controlled
Trials Registry. Além dos diretórios de teses e dissertações para acesso da literatura
cinzenta: Open Access Theses and Dissertations (OATD), Cybertesis, Europe E-theses
Portal (DART), E-thesis Online Services (EThOS), Repositórios Científicos de Acesso
Aberto de Portugal (RCAAP), New Zealand Thesis, Catálogo de Teses e Dissertações
da CAPES. A coleta de dados ocorrerá de fevereiro a maio de 2023. Por meio do
cruzamento dos descritores indexados no Decs/MesH/palavras-chave: Educational
Technology (Tecnologia Educacional), digital technologies (Tecnologias Digitais),
Primary Prevention (Prevenção primária), HIV/ Human immunodeficiency virus (HIV/
Vírus da imunodeficiência humana), Adolescent/ Teenager/ Young (Adolescente/
Jovens). Para a combinação dos termos serão utilizados os operadores booleanos AND e
OR. Mediante a utilização dos recursos e metodologias de pesquisa de cada plataforma,
após o teste piloto, serão definidas as expressões de busca em cada fonte de dados.
Serão incluídos artigos oriundos de estudos primários, dissertações, teses, disponíveis
na íntegra, sem limite temporal, em qualquer idioma e que respondam à pergunta de
pesquisa. Serão excluídas reflexões, relatos de experiência, carta ao editor, editoriais,
resumos publicados em anais de eventos científicos. A população dos estudos se volta a
adolescentes e Jovens, segundo os padrões definidos pela Organização Mundial da
Saúde, entre 10 e 24 anos de idade. A pré-seleção dos estudos acontecerá mediante
leitura inicial do título e resumo, seguindo-se com a exclusão das duplicatas, posterior
leitura na íntegra e inclusão de estudos aos critérios adotados. Para a extração dos dados
será construído um instrumento de coleta. O sistema GRADE será utilizado para avaliar
o nível, a importância e a força de recomendação da evidência. Este estudo será uma
revisão dos dados publicados, não sendo necessária a obtenção de aprovação ética.