Construção e Validação de um módulo educacional baseado nos Sistemas de Enfermagem para formação de paciente expert com Esclerose Lateral Amiotrófica.
Esclerose Lateral Amiotrófica; Autocuidado; Enfermagem; Tecnologia Educacional
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é a forma mais habitual de doença do neurônio motor, caracteriza-se como uma doença de natureza neurodegenerativa e progressiva associada à perda de neurônios motores superiores e inferiores. Apesar de ser reconhecida e caracterizada inicialmente por modificações no sistema motor, a ELA define-se enquanto um distúrbio multissistêmico em que o sistema motor é inteiramente e o mais drasticamente acometido. Salienta-se que dentre todas as implicações da doença, acarreta em alterações na qualidade de vida do paciente acometido, bem como de seus cuidadores e familiares, pois devido à perda progressiva da força muscular, o paciente perde também a capacidade de exercer atividades de vida diária como as de autocuidado, como falar, comer ou andar. E estes pacientes necessitam de um suporte prático, social, informativo, psicológico, físico, emocional e espiritual. Na atualidade, a oferta de cursos estruturados por tecnologias em ambientes virtuais tem se expandido de maneira significativa no cenário nacional, especialmente em níveis de formação superior e continuada de profissionais. Com efeito, pode favorecer esse crescimento a possibilidade de alcançar um amplo número de indivíduos, a escalabilidade. Diante disso, introduzir as inovações tecnológicas no processo de ensino estabelece a existência e necessidade dos ambientes educativos. Para tanto, nos materiais educacionais que abrangem as TIC, evidenciam-se os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), os quais são extensivamente apontados enquanto potenciais instrumentos de suporte no apoio ao processo de ensino/aprendizagem. Mediantes a isto, a proposta de educação em saúde apresenta-se como um veículo transformador de práticas e comportamentos, com o intuito de desenvolver autonomia ao usuário além de melhoria de sua qualidade de vida. O presente estudo objetiva construir e validar o conteúdo de um módulo educacional baseado na Teoria dos Sistemas de Enfermagem para formar formadores para o desenvolvimento de paciente expert com esclerose lateral amiotrófica. Trata-se de um estudo do tipo metodológico e para construção e validação do conteúdo do módulo educacional a pesquisa será sistematizada segundo o referencial da Psicometria de Pasquali (1999) composto por três etapas específicas, realizadas através dos procedimentos teóricos, empíricos ou experimentais e analíticos ou estatístico, estas etapas serão adaptadas para a construção do módulo educacional. Durante o procedimento teórico o presente estudo desenvolverá os itens que farão parte do conteúdo do módulo educacional, logo após a construção do conteúdo dar-se início aos procedimentos empíricos que se constitui na seleção dos juízes para a Validação de Conteúdo, em seguida será realizada a Validação Semântica por enfermeiros que representam a população meta, esta objetiva verificar se o instrumento e os itens que o compõem são inteligíveis à população a qual ele se destina. E por fim nos procedimentos analíticos será analisado estatisticamente os dados coletados a fim de garantir a validade e confiabilidade do instrumento construído que correspondem às análises estatísticas que verificam a validade de conteúdo. Os dados coletados serão armazenados no aplicativo Microsoft Excel for Windows 2010 e analisados a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 for Windows. A partir do referencial de Pasquali et al. (2010) neste estudo será considerado válido o item que apresentar mais de 80% de concordância entre os juízes (avaliados como adequado) e um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) > 0,8.