Desenvolvimento de serious game como estratégia educativa sobre orientações no momento perioperatório para confecção estomias intestinais
Enfermagem; Orientações; Educação em Saúde; Estomia; Tecnologia Educativa
A confecção de uma estomia ocasiona diversas mudanças na vida das pessoas e cada uma destas vivência de uma forma diferente, dada a individualidade de cada ser. O enfermeiro tem um papel fundamental nesse momento, uma vez que, ele esta com o paciente em todo momento perióperatorio fornecendo orientações que auxiliem na sua adaptação a nova realidade. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver e avaliar um serious game como estratégia educativa sobre orientações aos pacientes no préoperatórios e pós-operatório que serão ou foram submetidos a confecção de uma estomia intestinal. Trata-se de um estudo que será realizado em quatro etapas, sendo elas, respectivamente: revisão de scoping seguindo as etapas recomendadas pela Joanna Briggs Institute, Reviewers Manual; elaboração do serious game com dois cenários, um de consulta pré-operatória e o segundo com visita pós-operatória; validação dos cenários com juízes expertises na área de estomaterapia e desenvolvimento tecnologia; e por fim implementação do serious game. O projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte