CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTADOS RENAIS
Educação em enfermagem. Transplante de rim. Tecnologia educacional. Capacitação de recursos humanos em saúde. Enfermagem em nefrologia. Estudo de validação.
Trata-se de um estudo metodológico com o objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional para o cuidado de enfermagem em transplantados renais, destinado a acadêmicos e profissionais de enfermagem. A pesquisa foi conduzida pelo referencial teórico da aprendizagem significativa de Ausubel. Para nortear a construção do material didático foi utilizado o Design Instrucional Contextualizado proposto por Filatro (2004), estruturada em cinco etapas correlacionadas: 1) análise, 2) design, 3) desenvolvimento, 4) implementação e 5) avaliação. O levantamento das necessidades do material didático foi realizado por meio da scoping review que após construído foi submetido a validação de conteúdo por juízes-especialistas, utilizando-se um Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Os dados coletados foram inseridos em planilha do Microsoft Office Excel 2013 e o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0, e analisados por meio da estatística descritiva e apresentados sob a forma de quadros. Para medir a proporção de juízes concordantes sobre determinado aspecto da avaliação, foi utilizado o Índice de Validade e Conteúdo (IVC), Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), Índice Kappa (K) e Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os especialistas. A coleta de dados ocorreu no período de maio a julho de 2021, com um total de 29 participantes na validação de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 32033020.4.0000.5537. Na avaliação da confiabilidade, o IVCES apresentou excelente concordância entre os especialistas com IVC global de 0,99 e Kappa > 0,9. A consistência interna total foi considerada satisfatória com ICC > 0,9 e valor p significativo (p<0,05) em todos os domínios: “objetivos”, “estrutura/apresentação” e “relevância. O estudo permitiu mapear e elaborar material didático e mediado por tecnologia sobre o cuidado de enfermagem ao paciente transplantado renal nos pós-operatórios imediato, mediato, tardio e na Atenção Primária à Saúde. Acredita-se que o desenvolvimento deste estudo proporcionará o fortalecimento dos cuidados oferecidos na rede de atenção à saúde na linha de cuidado à pessoa com doença renal crônica em uso da terapia de substituição renal, transplante renal. Além disso, configura-se como um instrumento indutor de corresponsabilização e qualidade em melhorar continuamente os resultados de saúde. Destaca-se também como importante condutor para a práxis (ação-reflexão-ação) da ciência e para a valorização da enfermagem. Destaca-se que a inserção da atenção primária à saúde nos cuidados ao paciente transplantado renal torna-se um diferencial deste estudo, cuidado este, essencial no processo para a manutenção do enxerto no paciente transplantado, pois permite melhor adesão a tratamento terapêutico, promoção e prevenção de doenças como as infecciosas oportunistas, redução da ansiedade quanto às dúvidas e às dificuldades do tratamento e maior aporte emocional para o usuário e para a família.