Banca de QUALIFICAÇÃO: KADYJINA DAIANE BATISTA LÚCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KADYJINA DAIANE BATISTA LÚCIO
DATA : 30/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Simulação clínica e o mapa conceitual para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Diagnósticos de Enfermagem; Tecnologia Educacional; Simulação.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

O ensino do raciocínio diagnóstico é relevante para a formação de enfermeiros com pensamento crítico e reflexivo. Acredita-se que a incorporação de tecnologias educacionais em enfermagem contribui para uma aprendizagem ativa e significativa. Assim, o presente estudo tem como objetivo: analisar a eficácia de uma ferramenta tecnológica envolvendo a simulação clínica coadunada ao mapa conceitual para o ensino do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. Tratar-se-á de um estudo experimental, a ser realizado em três etapas: construção dos cenários de simulação e dos casos clínicos; validação do conteúdo dos cenários da simulação e dos casos clínicos por especialista; e aplicação da ferramenta tecnológica envolvendo a simulação clínica coadunada ao mapa conceitual. A primeira etapa foi realizada pela pesquisadora principal, com o auxílio de livros-texto e artigos de acurácia diagnóstica, bem como dos membros do grupo de pesquisa. Na segunda etapa, a amostra foi composta por 45 especialistas selecionados via plataforma Lattes. Na terceira etapa, os discentes serão distribuídos de forma aleatória, em grupo experimental, que contará com a intervenção por meio da ferramenta tecnológica e grupo controle, que receberá uma intervenção padrão composta por aulas expositivas. Os critérios de inclusão serão: ser discente de graduação em enfermagem; e, estar matriculado no quarto período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os critérios de exclusão serão: não participar de todas as fases da pesquisa; e ter cursado alguma disciplina sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem em outra instituição. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. O presente projeto de pesquisa foi submetido à aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebendo parecer favorável sob o número 3.084.032. Todos os participantes do estudo serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como resultados preliminares, os dois cenários de simulação clínica foram validados em seu conteúdo por 45 especialistas que julgaram cada item do cenário de acordo com uma Escala likert e seus respectivos casos clínicos por meio da Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem. Dessa forma, foram realizadas as devidas alterações de acordo com as sugestões levantadas dando origem a dois cenários de simulação para aplicação na terceira etapa desse estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externo ao Programa - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Externa à Instituição - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO - UFPE
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 15:28
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