Educação interprofissional em saúde: construção de um marco teórico-conceitual e metodológico.
Relações Interprofissionais; Métodos; Pessoal de saúde; Integralidade em saúde; Ensino superior.
Objetiva-se construir um marco teórico-conceitual e metodológico para Educação Interprofissional em saúde (EIP) no Brasil. Pressupõe-se que este marco clarificará os aspectos necessários dessa abordagem no contexto nacional, desde que se considere o trabalho em equipe interprofissional e a prática colaborativa, que requerem um paradigma antirreducionista para reorientar a formação dos profissionais de saúde em diálogo com a atenção centrada no paciente (ACP), as necessidades de saúde, a articulação ensino-serviço-comunidade e a integralidade da atenção concernente ao direito à saúde, especialmente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de pesquisa qualitativa à luz do pensamento complexo. Sua realização ocorrerá em seis universidades públicas brasileiras, pioneiras na implementação da EIP. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas e observações participantes como estratégias de campo. A análise de conteúdo, na modalidade temática, subsidiará a sistematização e categorização dos dados coletados. Essa investigação será submetida ao Comitê de ética em pesquisa com seres humanos, conforme a Resolução 466/2012.